RESENDE
As obras de urbanização da estrada de acesso ao bairro Jardim do Sol entraram na etapa final na terça-feira. Segundo a Prefeitura, a intervenção chegou ao sistema de drenagem da Rua Netuno para por fim nos problemas enfrentados pelos moradores, que conviviam, até então, com excesso de poeira durante o inverno, com lama e muitos buracos durante o verão. Essa combinação deixava o acesso praticamente intransitável, além de causar prejuízos aos moradores.
Iniciadas no segundo semestre de 2018, as obras contemplaram primeiro a Avenida Jefferson Geraldo Bruno. O local recebeu um sistema de drenagem, para recolhimento da água das chuvas, com cerca de 840 metros de extensão, com o objetivo de sanar o problema do acúmulo de água que causava muitos transtornos à população. Além da drenagem, aproximadamente dois mil metros de meio fio foram colocados ao longo da via e o local recebeu a implementação de grama para talude, responsável por fortalecer e proteger o solo contra a ocorrência de erosões. A avenida aguarda ainda o acabamento do revestimento asfáltico, que será finalizado nas próximas semanas.
Nesta fase final, as equipes foram deslocadas para a Rua Netuno, dando início à revitalização do sistema de drenagem. Uma equipe de topografia acompanha passo a passo as ações realizadas no local para dar suporte técnico. “A primeira atividade realizada no local é a limpeza das valas que, posteriormente, darão início a abertura para colocação das novas manilhas do sistema de drenagem”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Victor Sampaio, lembrando que a intervenção, aguardada há mais de 15 anos pela população,
ECONOMIA
De acordo com a administração municipal a realização da obra, orçada em mais de R$ 3 milhões, foi possível porque a Prefeitura implantou ao longo dos últimos meses um programa de reestruturação das finanças municipais. “Com a adoção de medidas que vão desde a redução de gastos com novos contratos, como é o caso dos serviços de limpeza urbana, até a diminuição dos números de secretarias e de cargos comissionados”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).
Ao todo, serão mais 300 metros de tubulação instalados na extensão da via, com a utilização de manilhas de 1500 milímetros, que já chegaram ao local. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a segunda etapa da intervenção terá a duração de aproximadamente 90 dias, estando sujeitas também as condições climáticas, uma vez que a chuva pode interromper o andamento dos serviços.