Infectologista discute sobre Covid com equipe de Saúde do MEP em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

A Equipe Multidisciplinar de Saúde do Movimento Pela Ética na Política (MEP) se reuniu esta semana com a pediatra e infectologista e professora Maria Cristina Carvalho Espírito Santo. Ela participou do encontro, via plataforma digital, que teve como principal objetivo aprofundar, a partir da roda de conversa realizada, dia 24, o tema pandemia Covid-19.

O professor Saulo Karol, biólogo-físico no MEP e especialista em imagens clínicas, também participou do diálogo. Disse que para avançar na compreensão dos impactos da doença na população e também pensar caminhos participativos na superação da triste realidade sanitária e necessária discussão. Outro que também esteve presente na discussão foi o pediatra e professor de biologia no Pré Vestibular Cidadão, Miguel Tepedino Neto. “Doutora Maria Cristina, é uma honra para nós estarmos com você, profissional de referência, uma entusiasta pesquisadora nas áreas pediátrica e de infecto. Com alegria a acolhemos”, contou Saulo.

Saulo diz acreditar que a cidade está dotada de um sistema de saúde capaz de dar conta da situação. Na sequência de sua fala ressaltou vários aspectos relacionados à distinção entre morbidade e mortalidade, na qualificação dos dados associados à capacidade diagnóstica. “Fatos que se somam a necessidade de orientação e qualificação dos profissionais da saúde, inclusive com o envolvimento das universidades locais. As testagens nas bases territoriais e a partir das unidades de saúde, envolver associações de bairros, igrejas, escolas, a partir dos dados rastreados intervir”, disse.

Maria Cristina, por sua vez apresentou importantes aspectos relacionados à Covid-19 e de início alertou. “Estarmos enfrentado a doença com o carro em movimento e isto exige muito de nós profissionais e sociedade”, declarou.

Na sequência do encontro, os presentes pontuaram algumas questões e por fim, marcaram outra rodada de conversa próximo dia 22. Desta vez com presença de outros profissionais e aberta à comunidade em geral.

 

 

error: Conteúdo protegido !