Ibam divulga a data das provas dos concursos da PMI e Iprevi

0

ITATIAIA

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) divulgou as datas das provas objetivas e práticas dos concursos da Prefeitura Municipal de Itatiaia (PMI) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (Iprevi). Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o certame sofreu diversas retificações, desde o prazo de inscrições já finalizado em junho quanto à definição do período para que os candidatos realizem as provas.

O Ibam é a banca organizadora dos concursos que conta com 2.565 candidatos formalizados para disputar vagas na Prefeitura de Itatiaia pelo Edital nº 01/2020, através da ampla concorrência (seis pessoas com deficiência e 553 afrodescendentes). E tem ainda, outros 80 inscritos para vaga de Procurador pelo Iprevi.

Com cargos que exigem formação de nível fundamental incompleto ao nível superior, o concurso da prefeitura teve mais inscritos para o cargo de Recepcionista: são 978 candidatos para 10 vagas, perfazendo a relação de 122,25 pessoa/vaga. A função exige formação de ensino fundamental incompleto, oferecendo oito vagas em ampla concorrência e duas para afrodescendentes, segundo o edital. A carga horária é de 40 horas semanais e o vencimento-base indicado é de R$ 1.088,49.

No concurso do Iprevi, os dados do Ibam indicam o total de 80 candidatos inscritos para a ampla concorrência (duas pessoas com deficiência e oito afrodescendentes) na disputa da vaga única do cargo de Procurador. A função requer formação de nível superior em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil. A carga horária é de 30 horas/semana e o vencimento-base no edital é de R$ 2.275,46.

DATA DA PROVA E HORÁRIO

Segundo consta no site www.ibam-concursos.org.br foram realizadas as devidas retificações nos editais dos concursos da PMI e do Iprevi, confirmando a nova data das provas objetivas e dissertativa para o dia 13 de dezembro de 2020, em dois períodos. Os candidatos à vaga de Motorista (Maringá/Maromba) terão que realizar prova prática no dia 7 de fevereiro. 

O período de prova objetiva para os cargos de ensino superior e ensino fundamental Incompleto ocorrerá pela manhã: abertura dos portões às 8 horas e o fechamento às 9 horas para início das mesmas, sendo de três horas a duração da prova. O cargo de Procurador terá a prova com duração de quatro horas.

O segundo período de provas será à tarde para os cargos de ensino médio, curso técnico e ensino fundamental completo: abertura dos portões às 14 horas e fechamento às 15 horas, para início das mesmas, sendo de três horas o prazo limite da avaliação.

O local de realização das provas ainda não foi definido. O edital informa que além de ser divulgado nos sites do Ibam, PMI (www.itatiaia.rj.gov.br) e Iprevi (www.iprevi.rj.gov.br), o local constará no cartão de confirmação do candidato, disponível na opção ‘Área do Candidato’, no site do Ibam. 

GABARITOS

As retificações realizadas projetam que a publicação de gabaritos preliminares das provas objetivas ocorrerá no dia 14 de dezembro. Os recursos contra os gabaritos poderão ser interpostos entre os dias 15 e 16.

A publicação dos primeiros resultados (notas nas provas objetivas) e da síntese dos recursos contra gabaritos ocorrerá no dia 18 de janeiro de 2021. A divulgação do resultado final do concurso é prevista para o dia 8 de março de 2021.