Hospital Unimed Volta Redonda conta com moderno equipamento respiratório

0

VOLTA REDONDA

Entre os sintomas mais comuns do novo coronavírus (Covid-19) estão: febre, cansaço e tosse seca. Já nos quadros mais graves, a dificuldade respiratória leva muitos pacientes à internação e, em casos mais extremos, à necessidade de suporte respiratório através de um tubo acoplado a um ventilador mecânico, o que exige manutenção do paciente em períodos prolongados no leito, sob sedação. No Hospital Unimed Volta Redonda, uma técnica inovadora vem sendo utilizada desde o início da pandemia e os resultados são surpreendentes.

Os equipamentos Vapotherm Precision Flow e Airvo2 consistem na oferta de oxigenoterapia por meio de uma cânula nasal de alto fluxo, um tipo de suporte ventilatório, não invasivo, que tem o objetivo de evitar a necessidade de intubação do paciente, facilitando também o processo de retirada do ventilador mecânico, quando necessário. Somado a outras melhorias assistenciais, de junho a dezembro, a necessidade de intubação dos pacientes caiu 31%.

Com o novo equipamento, 30 pacientes já tiveram o quadro de deficiência respiratória aguda revertido, ou seja, utilizaram a cânula nasal de alto fluxo, não precisaram ser intubados e foi possível manter as atividades do dia a dia, como conversar e se alimentar normalmente, o que traz mais conforto e independência ao cliente.

Há seis meses, o Hospital Unimed Volta Redonda disponibiliza o equipamento os pacientes internados, e agora dobrou a quantidade de aparelhos, são oito no total. É a única unidade de saúde da região a utilizar e o pioneirismo rendeu um convite para participação de um estudo científico desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, ao lado de um seleto grupo de hospitais de todo o Brasil. O objetivo é comparar os resultados do cateter nasal de alto fluxo com a ventilação mecânica não invasiva (VNI) convencional no tratamento da insuficiência respiratória aguda.

De acordo com o Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Volta Redonda, os estudos clínicos de grande porte são fundamentais para o desenvolvimento da saúde em todo o mundo. “Nós temos um propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas, além de um compromisso com o desenvolvimento e a capacitação profissional, por isso, nos antecipamos em trazer para o nosso Hospital a Cânula Nasal de Alto Fluxo e contribuir ainda mais para o conforto de nossos clientes. Esse é o nosso Jeito Unimed de Cuidar. Ao longo desses meses de utilização tivemos resultados muito expressivos, para nós é uma enorme satisfação compartilhar nossos números e trabalhar ao lado do HCor para potencializar os estudos de saúde” o presidente.

Deixe um Comentário