GM faz balanço e fala sobre melhorias na semana em que comemora 76 anos de fundação

0

BARRA MANSA 

A Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM) comemorou nesta semana, dia 29, seu aniversário de 76 anos. O A VOZ DA CIDADE conversou com o corregedor Geral da guarda, Jefferson Carvalho, sobre a data e, em entrevista, ele contou um pouco da história da GM, conquista, novidades e desafios.  A GM foi criada no dia 29 de novembro de 1947, pelo então prefeito Flávio Miranda Gonçalves. Paulo Sérgio Valente é seu atual comandante. 

“Seu lema é confiança e bem-estar da população e sua missão é prestar um serviço de qualidade, com credibilidade, honestidade e empatia, atuando no âmbito da segurança, promovendo a ordem pública com prevenção e informação, contribuindo para o bem-estar da população”, defendeu Jefferson Carvalho. Ele destaca que a GM conta com efetivo de 123 guardas, sendo 16 mulheres e 108 homens, além de seis vigias patrimoniais (estatutários). O endereço da Guarda Municipal é na Avenida Prefeito João Chiesse Filho, n° 312 – Parque da Cidade Natanael Geremias – Centro. 

“A GM atua zelando pela segurança e ordem pública no âmbito municipal. Suas atividades podem incluir patrulhamento preventivo, fiscalização de trânsito, apoio em eventos públicos, proteção ao patrimônio e auxílio à população”, explica Jefferson Carvalho, frisando: “Também atua em parceria com outras instituições de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Visando uma melhor integração e eficiência no trabalho conjunto. Sua presença nas ruas tem como objetivo proporcionar maior sensação de segurança à população e contribuir para a prevenção de crimes e infrações”, diz, completando que a GM atualmente trabalha com nove viaturas e duas motos. 

Jefferson explica ainda que atualmente com a criação do plano municipal de segurança pública e defesa social (PMSPDS), a Guarda Municipal foi inserida no Pronasci 2. “É um programa do governo federal com iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa à qualificação profissional dos integrantes da segurança pública e das guardas municipais, por meio do pagamento de bolsas de estudos. O Bolsa-Formação visa o incentivo da capacitação dos agentes de segurança em cursos com base nos eixos prioritários do Pronasci 2. O fortalecimento de uma política nacional de segurança com cidadania passa pela articulação entre os entes federativos através das doações dos equipamentos e viaturas, dos programas de prevenção e da formação e capacitação para os agentes de segurança pública”, conta. 

Atualmente quase todo efetivo dos guardas municipais realizaram um curso que é uma exigência do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que através da Portaria nº 94/2017, prevê a necessidade de capacitação em curso especializado para os profissionais que executem as atividades de fiscalização nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. “E foi fundamental manter nossos guardas municipais atualizados sobre as leis e práticas de trânsito, pois a legislação passa por constantes mudanças. Com esses cursos, os agentes de trânsito ficam mais preparados para sua função fiscalizadora e exercem o seu trabalho de forma mais adequada, para segurança de condutores de veículos e pedestres”, completa Jefferson Carvalho. 

AUMENTO DE MULTAS 

Ele explica que um balanço divulgado pela Guarda Municipal mostrou que aumentou o número de multas por infrações de trânsito. Segundo dados do setor administrativo, o estacionamento em local proibido está no topo da lista das multas aplicadas este ano. Essa infração conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) gera uma multa de R$130,16; a infração é considerada média. Já quem estaciona o veículo onde é proibido parar e estacionar paga mais caro, a multa é grave e custa R$195,23. 

“As câmeras são para segurança do trânsito, prevenção de delitos e sensação de segurança aos usuários da via. Temos 40 em funcionamento. Tem- se pretensão de ampliação no futuro. As câmeras de videomonitoramento são ferramentas muito importantes para auxiliar no serviço. Contudo, o fundamental é o trabalho do Guarda Municipal que está em patrulhamento para combater qualquer delito. Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor e assim coibir ou dificultar as ações criminosas, dando ao Guarda Municipal que atua diariamente, instrumentos que contribuem nessa missão. E com isso, a maior beneficiada, é sem dúvida a população de Barra Mansa”, finaliza Jefferson Carvalho. 

Deixe um Comentário