Fluconazol, como tomar e mais sobre remédio para candidíase

0

SUL FLUMINENSE

Existe uma série de remédios para candidíase disponíveis no mercado, um dos mais populares é o fluconazol. Trata-se de uma medicação antifúngica e antimicótica que tem como principal indicação o tratamento da candidíase genital na mulher, mas também pode ser usada para tratar micoses de pele e candidíase no homem.

Tomado por via oral e frequentemente em dose única, o medicamento impede o crescimento do fungo e tem elevada taxa de cura. Entenda mais sobre a medicação, que deve ser receitada por um médico.

Composição

Apesar de também poder ser administrado de forma injetável, a apresentação mais comum do fluconazol é em cápsulas com 150 mg do princípio ativo, além excipientes – material sem ação terapêutica usado para ‘construir’ a cápsula.

Candidíase vaginal aguda

A principal indicação do fluconazol é o tratamento de infecções vaginais por Candida albicans, um fungo que vive naturalmente na flora vaginal e pode crescer de forma exagerada frente a situações que desequilibrem a microbiota e o pH da região. Os sintomas mais marcantes são coceira, dor e ardor ao urinar.

Prevenção de candidíase recorrente

Outra indicação é como forma preventiva para diminuir a candidíase recorrente, ou seja, aquela que acontece três ou mais vezes por ano. Antes de utilizar o tratamento com esse objetivo, é preciso conversar com o médico ginecologista e definir o esquema ideal de tomada.

Balanites por Candida

A infecção pelo fungo Candida raramente causa sintomas no homem, quando isto acontece, ela se manifesta como balanite (infecção da glande) ou balanopostite (infecção do prepúcio). Os sintomas são inchaço, dor, vermelhidão e formação de placas brancas. Fluconazol também pode ser tratamento indicado nestes casos.

Dermatomicoses

Fluconazol também pode ser usado para tratar micoses na pele. Além das infecções cutâneas por Candida, pode tratar Tinea pedis (pé-de-atleta), Tinea corporis (dermatofitose do corpo), Tinea cruris (dermatofitose das dobras da virilha) e Tinea unguium (micose de unha).

Indicação

O fluconazol é indicado para tratar infecções por fungos, como a candidíase genital na mulher, a balanite no homem e as micoses de pele e unha.

Ação esperada

De acordo com a bula do fluconazol, a medicação bloqueia o crescimento de fungos por impedir que eles sintetizem compostos esteroides necessários à sua sobrevivência. Segundo estudos, a taxa de cura chega a 99% em casos de candidíase em mulheres.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !