Falando sobre empreendedorismo

0

…e o mundo acordou cor de rosa.

Tenho certeza que nos últimos dias você observou uma onda cor de rosa em todos os lugares: lanches, vitrines, roupas, bebidas, sapatos… literalmente um mundo rosa, e a legenda nem é necessária pois quase que imediatamente a imagem da boneca mais charmosa nos vem a mente: Barbie.
Através de uma estratégia muito inteligente a Mattel (fabricante da Barbie) junto com a Marvel (produtora de filmes) fez um marketing de lançamento do filme que já é considerado pela internet como uma das campanhas mais bem sucedidas dos últimos tempos.
O que podemos observar e replicar em nossos pequenos e médios negócios?
* Parceria com grandes marcas – essa estratégia já comentei aqui em outras ocasiões e foi utilizado aqui também.
Parceria com grandes empresas como Xbox e Airbnb (essa última disponibilizou a casa da Barbie para locação na vida real) promoveram o filme e a empresas parceiras, numa relação ganha-ganha (onde os dois lados se beneficiam).
* Mídia de graça – influenciadores que aproveitaram a repercussão ajudaram a promover o filme, anônimos que postaram as trends da Barbie e, claro, os muitos memes.
* Identidade visual – um dos pontos altos da campanha foi a cor rosa que invadiu o universo publicitário.
* Curiosidade – Barbie fez muito sucesso nos anos 80/90 assim há uma geração (hoje adulta) que tem um forte elo emocional com a boneca e ficou curiosa para assistir ao filme e ver como está a Barbie moderna.
Precisamos nos reinventar constantemente, promover a marca, usar a mídia para trabalhar a nosso favor e isso é aplicável a qualquer nível empresarial. Estas foram algumas das técnicas utilizadas nesta campanha de divulgação e nós podemos também firmar parcerias com empresas para promoção de nossos produtos & serviços, promover uma trend entre amigos (se cair no gosto popular tem grande chance de viralizar), trabalhar uma cor ou símbolo para nos representar e gerar curiosidade no lançamento de um novo produto ou inauguração de um novo espaço, por exemplo.
Então, você vem comigo?
Bora empreender!

Jane Paulina

Deixe um Comentário