Faetec divulga resultado de sorteio para cursos profissionalizantes

0

SUL FLUMINENSE

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, divulgou na segunda-feira o resultado do sorteio que distribuiu quase 19 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos em todo o estado do Rio. O resultado pode ser conferido no site da Fundação, e os selecionados devem se matricular entre hoje e sexta-feira.

Para realizar a matrícula, o candidato deve levar carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e escolaridade à unidade de ensino na qual foi sorteado. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, e todos os cursos têm duração de dez semanas.

“A instituição recebeu 93.731 inscrições de interessados nas oportunidades de Qualificação profissional. Pelo número, percebemos que a população fluminense acredita na formação profissional para ter uma carreira de sucesso”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gustavo Tutuca.

A Faetec ofereceu chances em mais de 87 opções de cursos. Os destaques desta rodada foram os cursos voltados para as áreas de Turismo, Gastronomia, Hospitalidade e Lazer, como Agente de Informações Turísticas, Camareira em Meios de Hospedagem, Garçom, Auxiliar de Cozinha, Bartender, entre outros, além de atividades Artístico-Culturais.

“Se as oportunidades não forem ocupadas, haverá uma reclassificação. As vagas não preenchidas pelos concorrentes serão disponibilizadas para candidatos interessados, inscritos e não inscritos. A matrícula nessas vagas ociosas será entre os dias 2 e 10 de outubro”, informa o presidente da Fundação, Miguel Badenes.

REGULARIZAÇÃO

“Com a regularização no fornecimento da merenda e no pagamento de professores e funcionários, a situação da Faetec já estará normalizada em outubro”, ressaltou Tutuca durante reunião com representantes da comissão de pais de alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica, na segunda-feira. Com a contratação das empresas que fornecem a merenda, em caráter emergencial, a expectativa é que, após avaliação da direção da Faetec, que vai verificar o abastecimento de cada unidade, as aulas voltem a ser em horário integral. A outra novidade é que, até o 10º dia útil do mês, o salário dos terceirizados, que já tiveram uma folha quitada, será regularizado.

“Todas essas ações fazem parte da reestruturação que a Faetec vem passando, que engloba ainda a reformulação dos CVTs, a organização de novas eleições, entre outras medidas. Esse encontro com as mães foi importante para que eu pudesse, junto com o meu subsecretário executivo, Gabriell Neves, repassar o que já vem sendo feito. Garanto que esse canal continuará aberto com todos os representantes de pais”, destacou o secretário, que já deixou pré-marcado, para a próxima semana, um encontro da presidência da Faetec com a comissão de pais.

Deixe um Comentário