Exposição sobre os 50 anos da reabertura do Museu de Arte Moderna de Resende pode ser visitada até sexta-feira, dia 12

0

RESENDE

Foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 12, a exposição “Anos 70: MAM Renasce”, que celebra a reabertura do Museu de Arte Moderna de Resende em 1974, após ter suas atividades encerradas na década de 50, pode ser visitada. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h30min às 17 horas, no MAM, localizada na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico da cidade. Agendamento de grupos e escolas podem ser feitos pelo telefone (24) 3360-4470. A entrada é gratuita.

Criado em 1950, o Museu de Arte Moderna de Resende é considerado um dos primeiros dedicados à arte moderna e contemporânea criado no interior do país. De seu primeiro acervo estão obras de artistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Santa Rosa, Poty, Guinard e Iberê Camargo, dentre outros. Em 1952, fechando pouco tempo depois de sua abertura por falta de recursos públicos à época, o MAM de Resende só retomou às atividades em 1974, motivo da celebração que acontece em março.

Segundo a diretora do MAM, Carmem Aguiar, a exposição idealizada para comemorar o renascimento do museu, fará uma imersão no tempo, focando as obras criadas e expostas na década de 70. Ao todo, 37 obras da década de 70 do acervo do Museu de Arte Moderna farão parte da mostra. “Vasculhamos nosso acervo em busca das obras relevantes do período, com o objetivo de oferecer ao público uma viagem no tempo e na arte produzida naquela década. Para tornar a visitação ainda mais imersiva, criamos uma ambientação alusiva aos anos 70, relembrando filmes, músicas e objetos icônicos do período”, disse Carmem.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a comemoração dos 50 anos da reabertura do MAM marca um momento histórico da história da cultura no município. “O MAM de Resende sempre foi um farol da cultura de Resende. Sua história e as atividades que desenvolveu neste período pavimentaram a estrada por onde caminharam nossos artistas. Celebrar o seu renascimento na década de 70 é uma forma de agradecimento a todos que fizeram parte desta história”, informou Thiago.

Deixe um Comentário