Evento em Barra Mansa alerta sobre os riscos da obesidade

0

Mudar um hábito muda uma vida. Pensando nisso, visando encorajar mudanças de hábitos, a Unimed Barra Mansa realiza neste sábado, dia 15, um encontro sobre obesidade, com o tema ‘O que temos além do peso?’. O evento acontece no Clube Municipal, de 9 horas ao meio-dia, Para participar, basta realizar a inscrição pelo telefone (24) 2106-0600; ou pelo site: www.unimedbm.com.br/45anos. O evento é gratuito e oferece atividades como aula laboral (alongamento), Coffee Break e uma mesa redonda com a participação de diversos profissionais da área de saúde. São eles: Clarissa Raposo B. Vianna, endocrinologista; Rafael Iazzetti, nutrólogo; Marcela Lorencini, psicóloga; Rogério Ribeiro Nascimento Júnior, educador físico e Priscila V. Lourenço, nutricionista.

De acordo com o médico diretor administrativo da Unimed Barra Mansa, Ivan Bueno de Araújo, o evento faz parte das comemorações dos 45 anos da unidade, além de visar conscientização da população sobre a necessidade de uma alimentação saudável. “É um evento aberto ao diálogo, os profissionais envolvidos irão expor suas ideias e depois abrimos para as dúvidas dos presentes, além disso, teremos demonstrações de exercícios físicos”, destaca o ginecologista e mastologista.

Para ele, é necessário que as pessoas saibam mais sobre a obesidade e os riscos que ela causa a saúde. “Vejo pais alimentando de forma errada seus filhos, pessoas que na correria diária, não se alimentam da forma adequada, tudo isso contribui para um sobrepeso que pode consolidar em obesidade e com ela vem hipertensão, diabetes e alterações cardiovasculares. Com o sobrepeso, qualquer patologia é tratada com mais dificuldade. É necessário ter uma vida saudável, aliada à prática de exercícios físicos para se viver melhor”, informa.

A OBESIDADE

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar, o que gera diversos malefícios na vida da pessoa, como o desenvolvimento de doenças, do tipo diabetes, pressão alta, colesterol elevado, infarto ou artrose dos ossos, além de sintomas como dificuldades para fazer esforços, indisposição e baixa autoestima.

Ela é responsável por mais de 30 patologias, desde a hipertensão, diabetes, colesterol elevado, infarto, acidente vascular cerebral e até câncer. Para identificar que uma pessoa está obesa, na maioria das vezes, utiliza-se o IMC, ou Índice de Massa Corpórea; que é um cálculo que analisa o peso que a pessoa apresenta em relação à sua altura, sendo dividido em diferentes graus:

  • Peso normal: IMC entre 18.0 a 24,9 kg/m2
  • Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2
  • Obesidade grau 1:IMC entre 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !