Estudantes solicitam outros pontos e revisão logística de acesso aos locais da prova do Enem, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Não bastasse a ansiedade e o nervosismo para a realização da prova, estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 de Volta Redonda enfrentam outro problema. Trata-se do engarrafamento no trânsito rumo ao Centro Universitário (UniFOA), campus Três Poços, onde a maioria dos inscritos realizou a primeira etapa da prova e irá fazer segunda, no próximo domingo, 12. A situação não é preocupação apenas dos alunos, mas também para os pais, responsáveis e professores.
Depois da péssima experiência que tiveram no último domingo, 5, os estudantes que conseguiram chegar ao local da prova, no bairro Três Poços, clamam por mudanças pelo menos no trânsito para a segunda fase ou para 2024. Muitos ficaram presos no congestionamento a partir das 11h45min, sentido UniFOA. “Há algo errado, isto deve ser revisto”, destacou um pai apavorado ao ver o filho entrando correndo, segundos antes do portão da instituição fechar, às 13 horas.
QUATRO LOCAIS DE PROVA
Volta Redonda contou com quatro locais de provas, Colégio Juarez Antunes, Colégio Getúlio Vargas, Colégio José Botelho de Atayde e UniFOA, para atender os 5.437 estudantes. As maiores reclamações surgiram das pessoas que estavam a caminho da UniFOA. O desespero bateu principalmente a partir das 12 horas quando de carro ou ônibus ao trafegarem pela BR 293, sentido Três Poços, o trânsito já estava totalmente lento.
Foi muita correria e desespero. Alguns estudantes orientados pelos responsáveis, ainda que longe do local da prova, acabaram deixando os carros e iniciaram a caminhada a pé. Houve ainda aqueles que optaram pelos mototaxistas. A saga de alguns continuou à noite, após a prova. “Tive que fazer uma volta por Pinheiral. Tudo parado”, falou a mãe do estudante Ryan Alves.
PLANO EMERGENCIAL
Muitos acreditam que, certamente o Poder Público Municipal irá fazer um plano emergencial que redefina os horários dos ônibus para os estudantes e também pensar como a agilizar maior fluidez no trânsito no próximo domingo, data da segunda etapa da prova. Para 2024, estudantes, pais, responsáveis e professores apelam para as autoridades do município, como prefeito, vereadores e secretários. Contam também com os deputados estaduais com base na região para questionarem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quanto à logística para aumentar os locais de exame em 2024. Solicitam os reclamantes que a concentração estimada de mais de 2.500 estudantes no UniFOA deve ser revista.
Ao A VOZ DA CIDADE, a Prefeitura de Volta Redonda informou que, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e Coordenadoria da Juventude (CoordJuv-VR), planejou o esquema para garantir o transporte gratuito para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Declarou ainda que, em relação ao trânsito, irá analisar como pode melhorar a fluidez dos veículos no dia da prova.

Deixe um Comentário