Estudantes de Itatiaia se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes

0

ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, medalhas aoss estudantes da rede municipal de Itatiaia que participaram da edição deste ano da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), da (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e do concurso Canguru. A entrega aconteceu na quinta-feira, dia 7, na Escola Municipal Campo Belo. Ao todo, 171 alunos participaram das quatro competições, sendo que 27 deles foram certificados na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 11 na Mostra Brasileira de Foguetes, 46 na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e 160 no concurso Canguru.

De acordo com a Secretaria de Educação, na OBA 2023 um estudante de Itatiaia recebeu medalha de ouro, um foi certificado com a prata e sete foram destacados com o bronze. Já na MOBFog, um aluno ficou com o ouro, um com a prata e um com o bronze. “A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar alunos do 1° ano do ensino fundamental até estudantes do último ano do ensino médio”, explica o professor orientador da participação dos alunos nas Olímpiadas, Ivan Carlos Francisco.

Cinco alunos de Itatiaia que foram destaque com ouro, 15 com a prata e 26 com o bronze na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, também receberam suas medalhas.

O projeto, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, é promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. “O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Ela foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Já no Concurso Canguru, que é aberto a todos os estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos matemáticos, cinco estudantes de Itatiaia receberam medalhas de ouro, 10 ficaram com a prata e 15 com o bronze”, informa Ivan.

Deixe um Comentário