Estudantes de Itatiaia disputam torneio interno representando seleções da Copa

0

ITATIAIA

A Copa do Mundo da Rússia está servindo como um grande aprendizado de história geral para estudantes da Escola Municipal Campo Belo. Pelo quarto ano seguido, a unidade de ensino está realizando a Copinha de Futsal com a participação dos alunos do 3º, 4º, 5º ano e Aceleração. Além de inserir o esporte na vida dos alunos, a Copinha proporciona a oportunidade do conhecimento ao envolver diversas disciplinas que trabalham os aspectos políticos, econômicos, histórico, geográfico e cultural de alguns dos 32 países que disputam o maior torneio de futebol do mundo.

De acordo a professora de educação física da escola, Regiane Martins Moreira, as turmas foram divididas em equipes femininas e masculinas e cada time representa um país diferente, sendo assim, cada turma estudou sobre dois países para os jogos. A grande final será realizada nesta a sexta-feira, dia 6, a partir das 8 horas.

Segundo Regiane, um painel foi montado no pátio da unidade para ser preenchido com o resultado das partidas. Ao todo, serão realizados oito jogos e os vencedores serão premiados com medalha e troféu. “A ideia da copinha surgiu há quatro anos quando a Copa do Mundo foi realizada no Brasil. Desde então, realizamos a competição anualmente. Os alunos estão superanimados e esse trabalho auxilia na melhora do comportamento e da socialização, pois tem que ter boa conduta para participar. Falar palavrão e brigar pode ocasionar até expulsão do time”, disse a professora, informando que a competição foi organizada pelas disciplinas de Educação Física e Informática, mas que o trabalho é interdisciplinar, ou seja, envolve outras disciplinas da grade curricular. “A copinha também contribui para passar a mensagem aos alunos sobre a importância de saber ganhar e perder, do trabalho em equipe e o respeito pelo adversário”, explica Regiane.

As partidas e a final da Copinha acontecem nesta sexta-feira – Aecom PMI

ESPORTE E CULTURA

Representando o Brasil na Copinha, Gabriel Luan de Almeida, comemorou a vitória em quadra. “Meu time ganhou de 9 a 0. Eu acho a Copa do Mundo muito legal, mas fiquei mais animado depois que começamos a estudar sobre esse evento na escola. Eu aprendi a me divertir jogando bola com os amigos e dentro da sala descobri que a cultura é diferente do futebol”, comentou o aluno de 11 anos.

As meninas também estão animadas com a competição, e não é só na torcida. “Eu adoro futebol porque nos divertimos e fazemos gol enquanto jogamos. Eu sou goleira do meu time, mas também saí pra jogar e fiz até gol. Meu país é a Arábia Saudita e eu não conhecia nada dele então aprendi muita coisa nova na Copinha, além das amizades novas também com alunos de outras turmas. Nós estamos na semifinal e estou confiante com a vitória da minha equipe”, contou Maria Eduarda de Oliveira, de 9 anos, aluna do 4º ano.

error: Conteúdo protegido !