BARRA MANSA
O teatro do Sesc Barra Mansa recebe, nesta quinta-feira, dia 4, o espetáculo de dança “À Margem”. No palco, três profissionais performáticos negros independentes apresentam o resultado de uma investigação que se deu por meio de experimentos corporais e musicais, a partir de experiências individuais. A apresentação vai acontecer às 19 horas.
O trabalho é composto por artistas advindos de uma estética artística diferente: Tiago Oliveira, da dança contemporânea; Bruno Duarte, das danças urbanas; e Jhonatta Vicente, pessoa trans que atua como DJ em interpretações sonoras e livesets.
Espetáculo aborda as tensões raciais pelas quais passaram em suas vidas, entendendo quais as possíveis interseções em suas trajetórias – que ecoaram e se tornaram presentes em seus fazeres. O relato artístico de cada um serve como um convite para que o espectador vivencie uma nova perspectiva poética através do atravessamento provocado pela junção dessas artes.
O enredo está munido de memórias trazidas por cada um dos artistas e analisadas em grupo para discussões sobre o tema. O questionamento que circunda a obra é: Como esses corpos negros, independente do caminho pelo qual cada um passou, é recebido aonde chega? Trajetórias encharcadas de lembranças que vão se atravessando e provocando novas experiências e novas descobertas no desencadeamento da trama.