ESPECIAL 222 ANOS DE RESENDE – Entrevista especial com o prefeito Diogo Balieiro Diniz

0

RESENDE

Carinhosamente chamada de “Princesinha do Vale”, Resende completa nesta sexta-feira, dia 29, 222 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito Diogo Balieiro Diniz e o vice-prefeito Geraldo Cunha, nos últimos anos administram os recursos públicos, com objetivo de servir o cidadão e promover a cidadania. O prefeito aponta que Resende vem passando por grandes transformações em todos os setores, principalmente nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação.

Resendense, Diogo saiu da cidade no Ensino Médio e foi para o Rio de Janeiro estudar Medicina. Formou-se médico pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2002. Já no ano seguinte, em 2003, especializou-se em Oftalmologia, tendo feito residência no Hospital Pedro Ernesto, também da Uerj. Ingressou no serviço público como médico Oftalmologista na Prefeitura de Resende por concurso, passando em primeiro lugar. Pouco tempo depois se tornou diretor do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori.

Há quase sete anos à frente do governo municipal, Diogo e o vice-prefeito, Geraldo Cunha, ganharam o reconhecimento da população ao serem eleitos com 82,57% dos votos, considerada a mais alta aprovação da história de Resende e a segunda mais alta do Estado do Rio. “Fomos eleitos em 2016 com o objetivo de colocar Resende no caminho do crescimento. No início, foi necessário colocar a casa em ordem, renegociar dívidas, pagar pagamentos atrasados, e preparar o município para poder tirar do papel tantas ideias que tínhamos. Conseguimos, com muito trabalho e dedicação, no uso dos recursos públicos, tornar Resende uma cidade capaz de realizar os grandes investimentos que o município precisava, só que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. E aí vem o segundo mandato, com a confiança, o reconhecimento e a credibilidade do trabalho traduzidos nas urnas. A população entendeu que tínhamos muito mais a fazer pela cidade”, contou o prefeito.

Já no segundo mandato, Diogo e Geraldinho deram sequência nos trabalhos. “Inauguramos a primeira Farmácia Veterinária Pública do país, promovemos melhorias na Equoterapia, aumentando em 150% o número de alunos atendidos, avançamos em todas as áreas. Promovemos uma transformação em várias áreas de lazer da cidade. Destaco o campo do Aterro, na Vicentina, que estava abandonado e virou um local com muita qualidade para a população e o Parque Zumbi. Entregamos a Central de Abastecimento Farmacêutico e, nesse momento, temos sete postos de saúde em reforma e dois em construção. Na Educação, já entregamos, ao logo desses anos, 37 unidades de ensino entre construção, ampliação e revitalização e, hoje, estamos com 23 com obras em andamento e quatro sendo construídas. Já criamos mais de 650 novas vagas só em creche”, destacou.

INFRAESTRUTURA

Resende tem se transformado em um canteiro de obras. “Estamos com obras de duplicação ao longo de toda a Estrada Resende-Riachuelo e atuamos na pavimentação e drenagem de dezenas de vias nesse período. Iniciamos a reforma do Clube de Mauá, um espaço muito importante para população e para o turismo. Tivemos imensas melhorias na Santa Casa, com recuperação do prédio e aquisição de equipamentos”, enumerou Diogo.

A recuperação dos sistemas de escoamento de águas pluviais também tem sido uma frente de trabalho no município. Diversas ruas já passaram por esse projeto de modernização.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

SAÚDE

De acordo com Diogo, desde 2017, a saúde continua sendo uma das prioridades de sua gestão. Foram recuperadas estruturas, tecnologias foram implantadas com modernidade, além de unidades ampliadas.  Ao todo, foram 15 postos de saúde reformados, ampliados, revitalizados ou construídos. Atualmente mais sete estão em reforma e dois em construção.

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sergio Gregori vem passando por muitas transformações, ganhando novidades e ampliações nos últimos anos. “Tivemos muitas novidades no Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), no Hospital da Criança e em todos os setores, com equipamentos tecnológicos modernos chegando e todo o equipamento necessário para o aprimoramento do atendimento”, contou Diniz. Ele também disse que a Santa Casa também recebeu melhorias, e agora conta com novo Setor de Saúde Mental, novo Centro de Imagem, uma Usina de Gases e ainda vai ganhar um elevador.

Os mutirões para diminuir a fila de espera de cirurgias e exames são constantemente realizados. “Além disso, fizemos o novo Centro de Especialidades Clínicas de Engenheiro Passos. Fizemos a aquisição, nesta gestão, de novos tomógrafos, que servem tanto para o Hospital do Câncer, que estamos construindo, quanto para o Hospital de Emergência. E quando falamos do Hospital do Câncer, não podemos deixar de falar do impacto que isso terá para Resende. O primeiro Hospital de Olhos do Sul Fluminense está se tornando uma realidade, com obras em andamento. Mais um fruto da parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado”, analisou Diogo, lembrando que Resende tem, hoje, a primeira Farmácia Veterinária Pública do país.

Hospital de Emergência – Foto: Divulgação PMR

Farmácia Veterinária – Foto: Divulgação PMR

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO

A área educacional, de acordo com Diogo, continua sendo uma das prioridades em Resende e o Executivo segue buscando maneiras de modernizar e aprimorar a rede municipal de ensino. De acordo com Diniz, o trabalho da secretária de Educação, Rosa Frech, continua rendendo bons frutos e ganhando novidades. Entre eles, a construção do Centro Municipal de Educação Multidisciplinar, próximo a área de Exposições de Resende, no bairro Morada da Colina, que vai começar atendendo aos autistas e depois pessoas com deficiência auditiva e visuais.

A Secretaria de Educação em parceria com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação também implementou um sistema tecnológico de gestão educacional que integra todas as unidades municipais, desde creches até o ensino médio e, entre muitas funcionalidades, ajuda a combater a evasão escolar. O sistema monitora e facilita o alerta aos responsáveis, profissionais da escola para resolver a situação de imediato.

Já foram entregues ao longo dos anos 37 unidades de ensino, entre novas, ampliadas ou revitalizadas. Atualmente são 23 obras em andamento e quadro sendo construídas.

Foto: divulgação PMR

Foto: Divulgação PMR

 

 

 

 

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Este ano foi um marco histórico para Resende no transporte público municipal, quando a Princesinha do Vale começou a operar o sistema no município. Ao todo, 57 ônibus compõem a frota da empresa que passou a fazer o transporte coletivo de passageiros na cidade, nos próximos 20 anos. “Realizamos mais um sonho para nós e para a população. Sabíamos que essa era a principal demanda dos resendenses. A gestão municipal conseguiu muitos resultados positivos na saúde, educação, esporte, cultura e em outros diversos setores da administração pública, mas esse problema persistia. Conseguimos promover uma licitação com novos padrões e maior exigência para melhor atender os moradores, que merecem um transporte público de qualidade. Agora, continuaremos acompanhando e zelando por essa qualidade”, destacou Diogo.

Foto: Divulgação PMR

Deixe um Comentário