Escavações na Praça da Matriz encontram ‘marco zero’ de Barra Mansa

1

BARRA MANSA
Escavações realizadas na Praça Ponce de Leon, no Centro, encontraram um disco de ferro chamado de “estação” e considerado o principal marco da cidade. O objeto estava encrustado na base do obelisco que fica na Praça da Matriz, como é popularmente conhecido, e fornece coordenadas oficiais do município como latitude, longitude e altitude. A Praça da Matriz passou por obras de revitalização nos últimos meses, trabalhos esses que serão entregues à população neste sábado, dia 13.

De acordo com a Fundação de Cultura de Barra Mansa (FCBM), os discos são referências de nível do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são implantadas ao longo das rodovias e ferrovias, em intervalos de três quilômetros. Barra Mansa possui um total de 59 desses. Apesar da grande quantidade na cidade, a placa encontrada é a principal de Barra Mansa, e tem a numeração 3046A.

Em uma visita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE à cidade em 2011, a placa não havia sido encontrada. O registro identificado no site do IBGE são diferentes das divulgadas em sites e revistas locais sobre a história da cidade.

Durante as escavações, o empreiteiro da obra informou ao prefeito Rodrigo Drable (MDB) e ao presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, sobre o objeto. Com o apoio do gerente de patrimônio cultural da FCBM, professor Nikson Salem, o objeto foi identificado.

De acordo com o secretário de planejamento urbano de Barra Mansa Jorge Melhem, a descoberta pode servir de apoio para orientar na busca por outros marcos que estão espalhadas pela cidade.

O presidente da FCBM, destacou a preservação da história e da memória barramansense. “As escavações na cidade são feitas de forma atenciosa com um trabalho bem caprichoso. Esse marco, assim como outros objetos encontrados na cidade devem ser preservados. O objetivo é valorizar e resgatar sempre a memória e a história de Barra Mansa”, disse Bravo.

1 comentário

error: Conteúdo protegido !