Equipes da Prefeitura de Volta Redonda trabalham para minimizar estragos da forte chuva desta quinta-feira

0

VOLTA REDONDA
Nesta quinta-feira, dia 30, como vem ocorrendo desde o fim do mês de setembro e início de outubro, Volta Redonda foi novamente atingida por um forte temporal. Equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Infraestrutura (SMI) e de Ordem Pública (Semop) estão nas áreas mais atingidas para fazer a limpeza e desobstrução de vias.
Segundo a Defesa Civil, a precipitação de chuva foi de 43.8mm, em um período curto de tempo, acumulado em menos de quatro horas. Com isso, o nível do Paraíba chegou a 1.16 metros acima do normal. A represa do Funil opera no momento com 80.44% de seu volume.
Até o momento, cinco ocorrências foram registradas durante a chuva. As principais estão nas seguintes áreas, todas com presença das equipes da Prefeitura: córrego da Rua 209, no Conforto; córrego do bairro Água Limpa; córrego das ruas 41-C e 33, na Vila Santa Cecília; e na Rodovia dos Metalúrgico.
SEMINÁRIO DA DEFESA CIVIL
Voltado para os protocolos de atendimentos, com o objetivo de preparar os agentes que atuam com a proteção e defesa civil para o período de alerta de chuvas, que compreende os meses novembro a março, A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Volta Redonda realizou nessa quinta-feira, um seminário interno . Durante o evento o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, destacou que neste ano foi registrado o dobro de chuvas em relação ao ano passado. “Durante o dia todo enfatizamos a importância do planejamento para desenvolver ações de antecipação, que busquem reduzir os efeitos ocasionados pelas fortes chuvas. Nosso objetivo é buscar, cada vez mais, alternativas para amenizar os transtornos ocorridos durante o período de alerta”, destacou o coordenador.
Rubens ressaltou que os agentes foram instruídos para as ações de prevenção, preparação e resposta com focos para o período de normalidade, entre os meses de abril até outubro. E para ações de fiscalizações e campanhas educativas, com palestras e debates, com ênfase para o próximo período de alerta (novembro a março).
José Rogério dos Santos, subcoordenador da Defesa Civil, destacou a importância da criação desse seminário, que contou com a participação dos 23 agentes. “Esse seminário conclui o período das águas (período de alerta). Resgatamos o que foi executado e já nos prepara para o novo ciclo. Muita gente acha que só trabalhamos nesse período da chuva, o que não é uma realidade. Esse treinamento mostrou esse resultado para eles, resgatando passo a passo do que foi feito e relembrando o que deu certo, e o que pode ser melhorado. Então é importantíssimo participar desse seminário”, concluiu Rogério.

 

Deixe um Comentário