Encontro Regional discute ‘Autonomia Econômica das Mulheres e a Política de Cuidado’

0

BARRA MANSA

A Associação Mulher e Cidadania, de Barra Mansa, promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 12, no plenário da Câmara Municipal, um encontro regional com a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidado, do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva. O evento teve como tema: “A Autonomia Econômica das Mulheres e a Política de Cuidado”, e reuniu mulheres de Barra Mansa e de municípios como Volta Redonda e Resende. Conforme disse à secretária, ao A VOZ DA CIDADE, a finalidade do encontro foi levar em discussão as políticas públicas para as mulheres, em especial em relação à sua autonomia econômica, pelo fato este ser um tema determinante para toda sua condição diante da sociedade. “Estamos aqui para discutir um pouco essas questões e como o estado pode contribuir para acelerar a autonomia econômica das mulheres, o que acaba se desdobrando também em autonomia política e, em muitas vezes, estimulando as mulheres terem mais segurança e consciência de se livrar, por exemplo, de uma situação de violência”, disse a secretária.

Roseane ainda destacou como o tema do cuidado interfere no cotidiano das mulheres, sejam elas empreendedoras, as que estão no mercado de trabalho formal ou informal, ou em espaços públicos e que, ainda assim, têm responsabilidade exclusiva e um tempo dedicado ao cuidar do próximo.  “Algumas conciliam, mas isso interfere e impede muitas de terem autonomia e irem para o mercado de trabalho e outros espaços importantes”, completou.

Plano Nacional de Cuidado e a Política Nacional de Cuidados

A secretária também explicou sobre o Plano Nacional de Cuidado e a Política Nacional de Cuidados, que continua sendo construído e tem por objetivo mostrar à sociedade que existe um grande problema sobrecarregando o público feminino e que precisa ser dividido com o estado, com as empresas, e com as famílias. “O plano tem o objetivo de construir serviços que tirem a sobrecarga da vida das mulheres. Então, é o estado oferecendo serviços, seja no campo da creche, da educação infantil, na saúde, mas também pensando em serviços que possam se responsabilizar com os cuidados cotidianos das casas. Um exemplo disso é um projeto que está começando a executar a experiência em Petrópolis, que serão as lavanderias públicas de responsabilidade do estado. As famílias levam as suas roupas e o Estado se responsabiliza em lavar e entregar elas limpas para as mulheres”, detalhou a secretária.

Para finalizar, Roseane ressaltou que é de grande importância a reflexão, junto à sociedade, sobre o porquê de os homens não poderem executar algumas tarefas que hoje ficam sob a responsabilidade das mulheres. Segundo ela, é preciso responsabilizar a todos, inclusive as empresas, que se beneficiam daquelas pessoas que elas cuidam nas suas casas. “Mais do que a gente dar um benefício para quem cuide, é de fato, a gente discutir publicamente esse tema e responsabilizar a todos”, concluiu.

Segundo a presidente da associação, Francisca Marques, a Chiquinha Marques, o evento foi organizado para conscientizar as mulheres sobre a importância do tema do encontro.

Quem cuida dos pais, dos filhos, do marido e até de um parente ou vizinho, deixando de ser remuneradas, são as mulheres. Isso é um trabalho, mas não é contabilizado na questão econômica. A Rosane já foi do Ministério do Trabalho, no governo Dilma, e desenvolveu muito essa discussão da valorização do cuidado dentro da pasta, inclusive como uma política pública. A experiência dela merece ser compartilhada com as mulheres da região”, disse.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda, Glória Amorim, a ex-prefeita e ex-deputada estadual, Inês Pandeló, que é coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Casa da Moeda, e a vereadora Fernanda Carreiro (PT).

Deixe um Comentário