Dia Livre de Imposto terá adesão na região contra carga tributária

0

SUL FLUMINENSE

Um dia de alerta para o consumidor despertar para a alta taxa de impostos embutidos nos produtos de consumo e serviços. Esta é a principal meta do Dia Livre de Impostos (DLI), que acontece nacionalmente nesta quinta-feira, dia 30. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), o movimento permite que tanto os comerciantes do setor varejista quanto os consumidores demonstrem a sua insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

Segundo dados da CDL Jovem, num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. Mas, está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. “O brasileiro trabalha em média 153 dias (cinco meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”, informa a entidade. Para orientar a população e propor mudanças, a campanha adotou o personagem Impostossauro. “Ele ilustra o mal dos impostos abusivos nas mercadorias. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar o nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão na nossa história. E é por isso que, no Dia Livre de Impostos, vamos prendê-lo bem longe, aonde não vai poder aterrorizar ninguém”, frisa a CDL Jovem.

O DLI mobiliza o setor varejista abrangendo mais de 2.650 lojas, em 155 cidades de 19 estados – Arte: Divulgação

COMO FUNCIONA

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam nesta data produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia. Segundo dados da CDL Jovem, neste ano, em todo o país, devem participar do DLI o total de 2.650 lojas, situadas em 155 cidades, em 19 estados. Em 2018, a data mobilizou mais de cinco mil varejistas, tendo R$ 12,1 milhões em mídias espontâneas, o que abrangeu o total de 68.427.371 leitores atingidos pelas 317 inserções em 132 veículos de comunicação. O cadastro de lojistas para o manifesto é feito on-line, através do link https://bit.ly/2WypcQk.

Na região, o DLI terá atividades em diversos estabelecimentos com destaque para as cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, lembrando do incentivo e possíveis ações em outras cidades sob orientação da CDL Jovem. Em Volta Redonda, a CDL Jovem local firmou parceria para realizar a ação com o Sider Shopping. O centro comercial situado na Vila Santa Cecília terá diversas lojas participando e gerando queda no preço de produtos em até 40%. “Além de conscientizar, conseguimos, com esse evento fomentar o comércio mostrando que o empresário não é o vilão e, sim, os impostos que são muito altos”, afirma o presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Bruno Freitas, lembrando que quanto mais as pessoas souberem quanto pagam de impostos, mais serão solidárias à reforma tributária que é preciso ser feita no país.

Aderindo ao DLI, a direção do centro comercial espera conscientizar os consumidores. “É muito importante participar, porque é uma campanha para informar o cliente que, muitas vezes, não tem ideia do alto valor do imposto”, comenta a gerente de Marketing do Sider Shopping, Camile Teixeira.

A orientação é que os produtos em destaque tenham o valor real e o sem imposto à mostra – Foto: Divulgação

INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Segundo recente pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (CNDL/ SPC Brasil), somente 26% dos brasileiros busca informação sobre o valor de impostos embutido em cada produto. Ou seja, a grande maioria (84%) desconhece que em cada mercadoria há incidência de impostos como PIS, Cofins, ICMS ou IPI. “Precisamos orientar os consumidores sobre quanto custa, de fato, o que eles levam pra casa. Um pacote de arroz sofre incidência de 7% de ICMS, por exemplo. A cerveja em lata de 350ml, que custa em média R$ 2,49, sofre acréscimo médio de 43% de acréscimo e sem o imposto sairia praticamente pela metade do preço final ao consumidor”, comenta o gerente comercial Roberto Maria Dias.

Para o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro, a CDL está atenta a tudo que onera o comércio. “É uma luta quase diária para evitar o aumento da carga tributária. Quanto mais impostos pagamos, menos empregos conseguimos gerar, porque boa parte do faturamento vai para o governo”, adverte.

O comércio terá um dia de manifesto contra os impostos embutidos nas mercadorias – Arte: Fábio Guimas

Em Barra Mansa, o Dia Livre de Impostos terá adesão do setor varejista com apoio da CDL-BM. “Vamos, como empresários e consumidores, manifestar nossa insatisfação e apresentar na prática, o quanto poderia valer cada produto que adquirimos no mercado brasileiro”, afirma Hellen Lima, presidente da CDL Jovem de Barra Mansa, que projeta mudanças no país após atos como o DLI. “Uma ação mais forte, mais agressiva no que diz questão à informação. Será o início de um marco para, quem sabe, termos mudanças positivas em nosso país”, explica.

MOBILIZAÇÃO NA RUA

Na cidade, além das lojas participantes identificadas com material de divulgação do Dia Livre de Imposto, a CDL Jovem levará o personagem Impostossauro aos sinais de trânsito nas ruas do centro, juntamente com a divulgação de faixas vivas, alertando à população para o DLI. Nas lojas, cabe a cada proprietário participante definir produtos de sua escolha para vender com preço abatido dos impostos. A proposta é expor o produto à população tanto com o valor habitual, com imposto e ele sem imposto.

A CDL Jovem de Barra Mansa lembra que diversos produtos recebem taxação de impostos como Livros (15%), Estacionamento (16%), Outros serviços (16%), Bebidas sem álcool (26%), Salão de beleza (26%), Academia (27%), Cama, mesa e banho (28%), Joias /Relógios (30%), Cinema (30%), Vestuário (31%), Sapatos (31%), Remédios (31%), Papelaria (32%), Restaurantes (32%), Eletrodomésticos (34%), Brinquedos (34%), Óculos (34%), Bijuterias (34%), Chocolate (34%), Utensílios para o lar (37%), Celulares (40%), Bolsas e Malas (40%), Eletrônicos  (43%), Bebida alcoólica/Cigarros (43%), Higiene pessoal  (46%), Maquiagem (58%) e Perfumaria (70%).

ABAIXO-ASSINADO

A CDL Jovem orienta a todo cidadão que deseja endossar o manifesto que realize uma assinatura do abaixo-assinado. A adesão é on-line, através do site oficial do Dia Livre de Impostos. Para aderir basta acessar o endereço https://bit.ly/2HIfd5P. O DLI é a oportunidade de manifestar a insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população.

Deixe um Comentário