Deu vontade de fazer xixi? É melhor ir na hora!

0

SUL FLUMINENSE

‘Daqui a pouquinho’; ‘preciso terminar isso’; ‘acabei de ir’. Essas são algumas das desculpas mais frequentes para se adiar um simples ato: Ir ao banheiro. Em casos mais extremos, comuns no sexo feminino, esse comportamento pode provocar uma infecção urinária.

Segundo o clínico geral e professor do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), Walter Fonseca, a urina serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias, e evitar esse simples ato, pode causar uma possível infecção urinária. Portanto, quanto maior o tempo que uma pessoa fica sem ir ao banheiro, maior também é o risco de um problema posterior. “Segurar a urina por muito tempo é prejudicial à saúde porque pode provocar infecção ou incontinência urinária e inclusive provocar a formação de pedra na bexiga. Para as mulheres a situação é ainda um pouco mais delicada devido ao tamanho menor da ureta e o canal vaginal e o ânus estão muito próximos”, destaca o médico.

A vontade de ir ao banheiro é incômoda porque, quando o comando de que a bexiga está cheia passa para o cérebro, ele atravessa o sistema límbico, também responsável pelas emoções, e faz com que o desejo aumente ao ouvir barulho de água, chuva ou torneira, avistar um banheiro ou presenciar outras situações que lembrem que a bexiga precisa ser esvaziada.

Outro risco apontado pelo clínico geral é que segurar o xixi por muito tempo é que a elasticidade da bexiga vai diminuindo e isso pode provocar incontinência urinária. “O risco aumenta principalmente em mulheres idosas. Esse hábito também aumenta o risco de formação de pedras na bexiga, provocando dor quando vão ser eliminadas, em alguns casos pode mesmo ser necessário uma intervenção cirúrgica para a remoção da pedra”, explica.

Segundo o clínico geral Walter Fonseca, a urina serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias//Divulgação

Beba água

Para que o corpo possa se manter devidamente hidratado deve-se tomar 2 litros de água ou outros líquidos por dia, assim é natural ter necessidade de ir ao banheiro 6 a 7 vezes.

Assim, para evitar as doenças relacionadas ao hábito de ficar segurando o xixi muito tempo é recomendado ir ao banheiro sempre que sentir vontade ou pelo menos a cada quatro  horas. “A dica é simples: Deu vontade de ir ao banheiro, vá! Obedeça as vontades do seu corpo”

Atenção a cor

A cor do xixi pode falar muito sobre sua saúde e é bom estar atento a algumas alterações que podemos reconhecer só de olhar para ele, especialmente se o vaso sanitário for branco. Amarelo claro é a cor da urina normal.

Amarelo forte

A coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas porque está faltando líquidos no organismo, mas pode significar que outras coisas estejam acontecendo. Por exemplo, em caso de infecção da urina há uma grande quantidade de células chamadas leucócitos que deixam a urina mais forte e frequentemente má cheirosa devido à presença especialmente de bactérias. Podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar, a pessoa acometida pode fazer xixi diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de cistite (infecção na bexiga) ou uretrite (infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo).

Vermelho, marrom ou mais escuro

A urina de cor avermelhada ou alaranjada ‘como suco de laranja’, ou ainda cor de ‘chá mate’, ou cor de ‘refrigerante de cola’ é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias. Por exemplo, pedras que andam pelos canais que levam o xixi podem machucá-los e o sangue sair, geralmente acompanhado de dor na região lombar de forte intensidade. Mas pode ser mais preocupante até do que isso, como é o caso de tumores, nefrites, tuberculose. “Apenas o médico poderá, por meio de um exame simples, saber exatamente o que ocorre. Em qualquer sinal de anormalidade é imprescindível que se busque ajuda médica”, conclui o clínico geral.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !