Despedida de prefeito de Rio Claro reúne centenas de pessoas

0

RIO CLARO

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Passa Três, ficou movimentada durante o dia de hoje. Centenas de pessoas passaram para se despedir do prefeito José Osmar de Almeida, de 65 anos, que faleceu na madrugada de sexta-feira devido a um infarto. Durante a missa não foi possível se movimentar dentro da igreja tamanha era a presença da população. O enterro, no cemitério ao lado, foi marcado por muita emoção e homenagens ao prefeito. A partir de segunda-feira, 11, o vice-prefeito, Babton Biondi assume. Mas já afirmou: o governo continua sendo de Zé Osmar, com todas as ações planejadas por ele para serem executada no restante do mandato.

Foto: Arquivo Gabriel Borges

Zé Osmar estava em seu segundo mandato como prefeito de Rio Claro. Nos dois mandatos com Babton ao seu lado como vice-prefeito. Professor de matemática e diretor de escola, começou sua vida pública em 2001 quando foi nomeado secretário de Educação de Rio Claro. Tentou no ano de 2008 ser prefeito, mas não venceu. Foi eleito vereador em 2012 e depois, 2016 conseguiu ser eleito prefeito, com sua reeleição no ano de 2020.

Morava há mais de 50 anos no distrito de Passa Três. Ele é natural de Bom Jardim, em Minas Gerais. Zé Osmar deixa a esposa Sirlei Almeira e dois filhos, José Vicente e João Ricardo. Emocionada, a esposa do prefeito falou durante a missa. Ela agradeceu a presença de todos. “Ele alçou todos os voos que vieram na mente dele e o objetivo dele era faze tudo para todos, sem distinção, um homem honesto”, disse.

Foto: Carol Macedo

A celebração da Missa Exéquias foi feita pelo bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Luiz Henrique da Silva Brito. ‘Um homem de fé, que participava da vida da comunidade. Podemos dizer com propriedade, um homem que buscava viver sua fé, discreto, sem muitas palavras, mas de ação”, apontou.

Ao A VOZ A CIDADE, o vice-prefeito, Babton Biondi, disse que estava muito emocionado ao falar do seu amigo. A relação de ambos era realmente de amizade, Babton, ao contrário de muitos vices, sempre esteve ao lado de Zé Osmar em reuniões, eventos. Eram parceiros e a parceria se estenderá além da vida. Babton disse que o governo continuará sendo de Zé Osmar. “Em inaugurações estará o nome dele na placa in memoriam e o meu como vice. Tudo que estava programado vai continuar”, contou.

A posse de Babton será na segunda-feira. Ele informou que não haverá solenidade, a não ser que seja um ato obrigatório e pretende apenas assinar o livro de posse.

Em suas redes sociais disse: “Meu amigo, irmão, pai, um eterno professor! Muito obrigado pela oportunidade de compartilhar com você esses sete anos intensos de convívio diário. As palavras faltam, as lágrimas caem sem cessar, o coração fica apertado, mas gratidão fala mais alto! Gratidão por tudo”, escreveu.

Foto: Carol Macedo

Foto: Carol Macedo

 

 

 

 

 

PREFEITOS SE MANIFESTAM

– “O Zé é um grande amigo, gostava muito dele. Construí uma relação muito boa e próxima dele no mandato de deputado federal. Quando ele ia à Brasília em meu gabinete, cuidávamos das demandas. Um homem muito simples, humilde. Sempre que olhava Zé Osmar lembrava do meu pai (Jorge Serfiotis). O jeito, maneira sincera e verdadeira, rápida e dinâmica de resolver as coisas. Que Deus conforte o coração da família, dos amigos e da cidade de Rio Claro  que perdeu um grande homem, um grande prefeito e que deixará muita saudade pelo jeito simples dele de ser”, Alexandre Serfiotis – prefeito de Porto Real.

– “Tinha com Zé Osmar um relacionamento de amizade. Ele foi meu professor na Escola São José. Acompanhei sua trajetória política e depois ele também acompanhou a minha. É um dia muito triste. Na semana passada almoçamos juntos para tratar alguns assuntos comuns entre nossos municípios”, Willian Landim – prefeito de Bananal.

– “Zé Osmar é um figura humana maravilhosa. Pegou todos de surpresa seu falecimento. Foi um prefeito querido por todos, uma pessoa amiga. Recentemente estivemos com o ministro de Minas e Energia na Eletonuclear.  Sempre trabalhamos juntos em prol da nossa região. Zé Osmar é um cara de espírito público grande”, Fernando Jordão – prefeito de Angra dos Reis.

– “Perco um grande amigo, um parceiro, um cara que aprendi a admirar e gostar. A política perde um personagem importante, um sujeito muito honesto, competente, dedicado no que se propôs a fazer, e apaixonado pela cidade dele. Perdemos um grande político na nossa região e  no nosso Estado do Rio de Janeiro”, Ednardo Barbosa – prefeito de Pinheiral.

– “As pessoas muitas vezes se esquecem que, além do político, existe um pai, um marido, um filho, que se afasta daqueles que ama, pra cuidar de uma cidade inteira. Zé era um cara muito bacana! Deixo meu abraço carinhoso para sua família e para o povo se Rio Claro”, Rodrigo Drable – prefeito de Barra Mansa.

– “A perda de Zé Osmar é uma perda gigantesca para gente na região. Um prefeito realizador, pessoa séria, de boa índole, referência de honestidade, de pessoa correta. Sua morte súbita nos pega de surpresa e nos mostra que não somos nada, precisamos seguir sempre o que é correto independente do dia, da hora e do lugar”, Aluísio d’Elis – prefeito de Quatis.

– “A Prefeitura de Volta Redonda lamenta o falecimento do prefeito de Rio Claro, José Osmar de Almeida, que escreveu sua história na política não só no município, mas em toda a região Sul Fluminense. Solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de Rio Claro”, Prefeitura de Volta Redonda.

– “José Osmar de Almeida dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado de realizações e contribuições inestimáveis para o desenvolvimento de nossa comunidade. Sua trajetória exemplar abrangeu diversas esferas, tendo desempenhado papel fundamental como prefeito, vereador, secretário de educação, professor e diretor do Centro Municipal de Ensino São José. Neste momento de tristeza e saudade, registramos nossa solidariedade à família e a todos os munícipes, compartilhando o sentimento de perda e reconhecendo a importância singular de José Osmar de Almeida em nossas vidas e na história de Rio Claro”, Câmara de Rio Claro.

Deixe um Comentário