>
a voz da cidade 970 x 150 px

Deputados federais que representam região se posicionam sobre eleição da presidência da câmara

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

Luiz Antônio votará em Lira e Vinicius Farah em Baleia; Antonio Furtado não escolheu ainda o candidato


SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
A Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira, dia 1º, a partir das 19 horas, a eleição da Mesa que vai conduzir as atividades da Casa no biênio 2021-2022. A eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Estão na disputa os deputados Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP). A briga mesmo tem sido entre Baleia Rossi e Arthur Lira, o primeiro apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia e o outro pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Os deputados federais que representam o Sul Fluminense foram procurados pelo A VOZ DA CIDADE e apenas Antonio Furtado (PSL) ainda não tinha definido sua escolha.
O voto dos parlamentares é secreto, mas mesmo assim, os deputados Luiz Antônio (PL) e Vinicius Farah (MDB) informaram suas escolhas. Luiz Antônio definiu por Lira e Farah por Baleia.
Questionado sobre o motivo da sua escolha, Luiz Antônio destacou que é hora da tomada de posição. Ele lembrou que o Estado do Rio de Janeiro está quebrado e viu em Lira uma pessoa que terá atenção com as questões voltadas para a retomada do crescimento econômico. “O Lira é filho de um estado mais pobre, que é o Alagoas, entendo que ele virá com melhor olhos nossa realidade. Melhor do que o Baleia que é da aristocracia. Acompanhei nesses dois anos a atuação do Lira e tem diálogo, tem entrada também na esquerda. Foi uma escolha muito isenta e fria, apenas baseado em fatos”, disse o deputado ao responder o questionamento se o peso do apoio do Bolsonaro teria tido alguma interferência em sua escolha.
Luiz Antônio destacou que não foi preciso sentar com outros candidatos para definir seu voto. Ele acredita que Lira terá uma postura mais equilibrada do que foi a atual presidência de Maia, que teria ficado “brigando com Guedes” (ministro da Economia) e deixou poucas pautas importantes serem debatidas. “Nesses dois anos o Brasil perdeu”, disse.
A definição do voto do outro deputado que representa a região, Vinicius Farah foi informada por sua assessoria de imprensa. Ele não foi encontrado para apontar os argumentos para sua escolha em votar em Baleia Rossi.
AINDA INDEFINIDO
O outro deputado federal que representa a região é Antonio Furtado. Ele tem declarado que fará sua escolha de maneira consciente. Até ontem ainda não tinha definido sua escolha. Para ter certeza na escolha de seu candidato, o parlamentar esteve em Brasília nesta semana para conversar com os presidenciáveis e chegar a uma decisão que seja a melhor para os brasileiros.
“Por mais que exista pressão e uma ansiedade pela declaração do meu voto, prefiro esperar e agir de forma consciente. Já que era possível conversar com os candidatos à presidência, porque não dar a eles a oportunidade de mostrar seus projetos e propostas? Sou a favor de uma Câmara independente e que dê oportunidades iguais a todos os deputados federais para ajudar os seus Estados e as suas cidades. Quero eleger o presidente que esteja mais alinhado aos interesses do povo brasileiro”, explicou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.
Entre as reuniões e encontros com os presidenciáveis, o lançamento da candidatura do deputado federal Capitão Augusto, foi um dos compromissos do deputado federal Delegado Antonio Furtado, enquanto esteve em Brasília. Também aconteceram conversas com os deputados Fábio Ramalho, Marcel van Hattem e Alexandre Frota, todos candidatos.
Furtado já tinha participado de outras duas reuniões no Rio de Janeiro e teve a oportunidade de conhecer as propostas de Arthur Lira e de Baleira Rossi. “Foi importante todos esses encontros e conversas com os presidenciáveis. Pude conhecer as propostas e projetos que possuem e agora sinto mais segurança para tomar a minha decisão. Uma das minhas preocupações e questionamentos quanto ao presidente que assumirá a Câmara é com relação a autonomia e poder de decisão dos parlamentares”, concluiu o parlamentar.
MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente. Conforme o Regimento Interno da Casa, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos