>
a voz da cidade presencial 2025

Defesa Civil faz simulado para testar capacidade de reação em caso de desastre natural  

Por Carol Macedo
728x90 seguranca

RESENDE

No próximo dia 10 de novembro, cerca de 400 pessoas deverão participar da simulação do Plano de Contingência de Resende, elaborado pela prefeitura, através da Diretoria de Defesa Civil. A ação, que terá início às 15 horas, acontecerá no Surubi e na Vila Araújo, mas também ficará próximo ao Paraíso. A simulação dos procedimentos, que devem ser colocados em prática caso ocorra algum desastre natural no município, é realizada anualmente, para avaliar a capacidade de reação da cidade e de todos os órgãos envolvidos, diante de situações extremas, como deslizamentos de terra e desabamento de casas, por exemplo.

De acordo com o diretor do órgão, Flávio Germano da Silva, a simulação será voltada para dois tipos de risco: o geológico, quando há deslizamento de terra; e em situações de risco hidrológico, ou seja, quando envolve a ação de águas pluviais e dos rios. Tais tipos de eventos são previstos no mapeamento de riscos feito pela própria Defesa Civil. Para o diretor, é fundamental a integração entre todos os setores da prefeitura, junto da população. “O mais importante dessa simulação, além de treinar a população para ameaças, é exercitar as equipes de Resende, quanto à resposta, agilidade e eficiência. Teremos fiscais de fora analisando o trabalho para indicar eventuais falhas e apontar melhorias. Contamos com a ajuda da população, que fará parte do processo nos bairros já comunicados”, disse.


Ainda segundo o diretor, além dos setores internos da prefeitura, o exercício também contará com a participação de órgãos externos, como a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além das ONGs Cruz Vermelha e Anjos da Montanha, que atuarão no simulado como apoio.

Secretarias envolvidas

Diversos setores da Prefeitura estão envolvidos no simulado do Plano. Entre elas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, cujos profissionais ficam encarregados de abordar as famílias que moram em áreas de risco para convencê-las a deixar as residências. Da mesma forma, os esforços contam com as secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, que deverão disponibilizar escolas e quadras para receber possíveis desabrigados. A Secretaria de Saúde deverá estar pronta para fazer o atendimento de possíveis feridos, além de desenvolver ações rápidas de vacinação.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos