Consórcio intermunicipal debate estratégias de segurança durante intervenção militar

0

O prefeito Rodrigo Drable (MDB), presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (Cisegci), se reuniu na manhã de ontem com prefeitos de várias cidades da região e representantes do Consórcio para debater as estratégias que serão levadas ao interventor federal na segurança Pública do Estado, general Walter Souza Braga Netto na próxima semana. Entre os assuntos debatidos estiveram os investimentos nas polícias Civil e Militar, além de uma estratégia para evitar a chegada de criminosos na região.

No encontro também foram encaminhadas deliberações de ordem interna, como gestão do consórcio, investimento e orçamento, além da necessidade de traçar junto às Polícias Civil e Militar um diagnóstico da violência em cada cidade.

Participaram da reunião os prefeitos de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos); de Porto Real, Ailton Marques (PDT); de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves (PDT); de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB); de Quatis, Bruno de Souza (MDB), representantes das prefeituras de Barra do Piraí, Alessandro Damazio e de Angra dos Reis, Francisco de Assis Seixas, além do delegado da 90ª Delegacia de Polícia Civil, Ronaldo Aparecido de Brito, do comandante do 28º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães, o secretário de Segurança de Rio das Flores, Marco Antônio Almeida, o  diretor executivo do Cisegci, Jefferson Mamede e o secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Luiz Furlani.

Para Drable, com a intervenção militar na segurança do Estado do Rio de Janeiro é preciso montar estratégias para melhor aparelhar a Polícia Civil e a Polícia Militar e criar uma área de segurança para evitar a chegada de criminosos na Região Sul Fluminense. “Estamos reativando e reestruturando o consórcio entendendo as demandas de cada município. O diagnóstico será encaminhado ao general Walter Souza Braga Netto para termos melhor condição de garantir a segurança da população da região Sul Fluminense”, explicou o prefeito.

O diretor executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, explicou que o presidente do consórcio agendará para a próxima semana uma reunião com o interventor federal na segurança do Estado, general Walter Souza Braga Netto. “O objetivo será apresentar diagnóstico regional, elencando prioridades estabelecidas pelo colegiado, bem como discutir forma de integração para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção à violência”, ressaltou.

Ainda como agenda do consórcio, Jefferson Mamede, coordenará uma reunião junto aos secretários e gestores de segurança dos municípios consorciados em parceria com as Polícias Civil e Militar da região para discutir formas de investimento e aparelhamento necessário.

Durante a reunião, Samuca Silva disponibilizou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para promover a integração entre as cidades na área de segurança. “Nossa meta é integrar os aparatos de segurança. O Ciosp está à disposição para as futuras parcerias”, destacou Samuca.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !