Conselheiros do Instituto de Previdência de Itatiaia recebem certificado da Apimec

0

ITATIAIA

Os conselheiros do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (Iprevi) passaram recentemente por uma prova de certificação da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) e foram certificados como Gestores de Regime Próprios de Previdência Social. Todos os envolvidos são servidores efetivos do município e a certificação cumpre uma exigência legal.

Para Alessandra Arantes, diretora do Iprevi, o Comitê tem que estar certificado porque atua junto à diretoria no gerenciamento dos recursos financeiros do instituto. Esses recursos garantem os benefícios previdenciários dos servidores, por isso tem que ser feito de forma técnica, profissional e transparente. “A prova foi realizada na cidade de Resende, no final de maio e essa certificação é obrigatória visando atender a exigência legal da portaria MPS nº 440, que faz exigência de que os membros do comitê tenham qualificação técnica para a tomada de decisões financeiras”, afirma Alessandra Arantes, comentando que o Comitê de Investimentos do Iprevi é composto por sete membros titulares e sete suplentes. “Cinco dos membros titulares e dois membros suplentes estão certificados, uma importante conquista para a Instituição, demonstrando que os recursos da autarquia estão sendo gerenciados por profissionais tecnicamente capacitados”, disse.

Para participarem da prova os servidores passaram antes por um curso de capacitação realizado no inicio de maio, no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia. O curso contou, com a carga horária de 24 horas, na modalidade presencial e a distância. Durante a capacitação os servidores aprenderam sobre fundo de investimento, mercado financeiro, rentabilidade dos fundos e gestão previdenciária. “A Apimec é uma associação que tem  por objetivo, qualificar profissionais para o mercado financeiro, através de sua certificação. A certificação obtida pelos conselheiros, qualifica ainda mais a gestão e insere o Iprevi no mesmo patamar de gestão dos maiores Instituto de Previdência do país”, afirma o conselheiro Hudson de Oliveira.

Deixe um Comentário