Conheça os candidatos à Prefeitura de Itatiaia

0

Denilson Sampaio (45) – PSDB

Foto: Divulgação

Denilson Sampaio da Silva tem 49 anos, nasceu na cidade de São Paulo, viveu a maior parte da sua vida em Itatiaia, é casado com Fernanda Nascimento Carlos da Silva e tem dois filhos. Filiado ao partido PSDB, pela coligação Confiança para Avançar com o Povo. De formação cristã e família simples, começou a trabalhar jovem como mecânico de motocicletas na empresa Honda, logo após concluir seus estudos técnicos no Senai. Com muito trabalho realizou seu grande sonho: abriu sua própria empresa. Convidado pelo prefeito de Itatiaia em 2009 assumiu a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde pôde expressar ainda mais suas habilidades de gestão com a instalação de diversas empresas; beneficiando a economia e a geração de empregos no município. Criou o primeiro Polo Modal da região e o Polo Industrial logístico de Itatiaia. Denilson Sampaio quer mais, e seu plano de governo contempla a elevação de Itatiaia ao patamar das melhores cidades do Brasil!  Torná-la um exemplo de transformação social e preservação ambiental. Distribuição de renda universal, incondicional e em dinheiro; Microcrédito a juro zero; implantação da Moeda social; capacitação profissional; forte investimento em Educação e Desenvolvimento urbano; projetos anticorrupção para a restauração da democracia e o bom funcionamento da máquina pública; são as principais ações requeridas para atingir esse objetivo. Assumir o município num cenário pós-pandemia, requer uma retomada econômica firme e assertiva. O investimento em educação nota-se na ampliação de vagas em creches e a implantação gradativa de escolas integrais, e construção de um Centro Municipal de Capacitação. Garantindo ao cidadão recursos de excelência para si e toda a sociedade.

Eduardo Sancler (22) – PL

Foto: Divulgação

Eduardo Sancler Jacob do Amaral – Eduardo Sancler é filiado ao PL, e disputa pela terceira vez a Prefeitura de Itatiaia. Representante da Coligação ‘Esperança para Itatiaia’, que reúne PL e Cidadania, Sancler tem 41 anos, nasceu em São João do Meriti, e mora bairro Campo Alegre desde a infância. Casado com Raquel Miranda, Eduardo é evangélico, e pai de um casal de filhos (Eduarda e Davi). Ele começou sua vida pública em 2004, quando disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara de Itatiaia. Em 2008, foi eleito vereador, período onde teve atuações importantes sendo considerado o mais atuante do Legislativo; também foi vice-presidente da Câmara. Em 2012, disputou pela primeira vez a prefeitura ficando em terceiro lugar; em 2016, foi novamente candidato a prefeito, terminando a eleição em segundo lugar. Para Eduardo Sancler, o que lhe motiva a estar na política são as possibilidades de melhorar a vida das pessoas, pois observou que existem muitos recursos disponíveis para atender com dignidade o cidadão, mas que são deixados de lado por interesses obscuros. O candidato acredita que com o fortalecimento dos serviços públicos, e o emprego do dinheiro de forma correta e honesta, Itatiaia deixará de ser uma cidade estagnada, com poucas oportunidades e grandes problemas na Saúde, Educação e no Social. Em quatro anos, Sancler diz que melhorará a atenção básica da Saúde; criará uma ala específica para o atendimento de emergência para as crianças no Hospital Municipal. Na Educação, avançará na Educação em Tempo Integral e no Plano Municipal do Magistério; iniciará a descompressão salarial dos servidores públicos; e implantará o projeto ‘Itatiaia Segura’, com monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Dudu (20) – PSC

Foto: Divulgação

Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, nasceu em 1977, natural do Rio de Janeiro. É filho de Dona Maria de Lourdes Guedes da Silva, e é casado com Ana Paula Honorato Guedes. Têm duas filhas, Maria Eduarda e Camila, três enteados e um neto, o Benjamin. Já foi funcionário público da Prefeitura de Itatiaia. Ingressou na vida pública bem cedo, começando como secretário de associação de moradores, em Penedo. Nas eleições de 2016, foi candidato a prefeito, juntamente com seu vice-prefeito Sebastião Mantovani. “E graças ao reconhecimento do trabalho realizado por ambos, vencemos as eleições municipais, com a votação expressiva de 8.383 votos, o que corresponde a 43,26% dos votos válidos. Tentarei a minha reeleição, para ter a chance de continuar colocando em prática todas as melhorias necessárias para o que o município de Itatiaia continue crescendo”, diz.  É do PSC e faz parte da coligação majoritária “O povo em primeiro lugar”. Diz que seu desejo em ser prefeito de Itatiaia passa pelo espírito de homem público e senso de urgência que tem pelas causas sociais. E o que o motiva a seguir sua jornada em busca de uma cidade melhor e mais justa é o amor que tem por Itatiaia. Seu Plano de Governo permanece focado em atuar em melhorias em todas as áreas. Dudu quer poder continuar trabalhando para uma Saúde cada vez melhor, por uma Educação de qualidade, e poder proporcionar aos jovens um futuro promissor, com mais oportunidades e acesso justo ao mercado de trabalho. “Queremos que o povo de Itatiaia não perca suas esperanças de um futuro melhor. Que o povo acredite que as melhorias que possam atingir a todos é possível quando um governo trabalha para todos. Nossa história não pode acabar. Precisamos devolver essa terra para os verdadeiros donos: o povo de Itatiaia”, concluiu.

Irineu Nogueira (14) – PTB

Foto: Divulgação

Perseverança, trabalho, honestidade, humanidade. Essas e outras qualidades foram essenciais para o empresário Irineu Nogueira vencer na vida e é com elas que o candidato a prefeito de Itatiaia também quer revolucionar a administração municipal. Afinal, o empresário diz que traz muita experiência na bagagem para promover as mudanças que a cidade precisa, entre elas o choque de gestão necessário para tirar a saúde da UTI.  Casado com Magna Nogueira, Irineu é pai de três filhos (Irineu, Cassio e Maria Isabel). Natural de Senhora dos Remédios, 57 anos, o candidato a prefeito de Itatiaia hoje também gera emprego para mais de 50 pessoas, divididos entre um restaurante e uma choperia, ambos localizados em Penedo onde começou a história de Irineu com Itatiaia, em 1981, quando ele chegou ao município a fim de trabalhar de garçom de um hotel. Quatro anos depois, Irineu, que já era gerente do estabelecimento, saiu para montar seu próprio negócio, um restaurante que até hoje é referência em gastronomia na região. Segundo ele, os 39 anos no município também serviram para se tornar um profundo conhecedor dos problemas que afligem as comunidades e, principalmente, a soluções a serem tomadas, por meio de um governo moderno, dinâmico, responsável e comprometido com a população. Ele lembra que também construiu ao longo de quase quatro décadas uma história de amizade e companheirismo com os moradores, por meio de ações voluntárias. Foi justamente este envolvimento com os moradores, este companheirismo e o sentimento de que uma gestão eficiente pode amparar e promover o desenvolvimento das pessoas os principais motivos que levaram Irineu Nogueira a apresentar seu nome como candidato a prefeito de Itatiaia ao lado de sua vice, professora Solange Costa.

Izael Bernardes (27) – DC

Foto: Divulgação

Izael Bernardes é natural de Mutum, MG, é advogado e contador, tem 42 anos, casado, pai de dois filhos e vive em Itatiaia há 24 anos. Desde 2000 é servidor público de Itatiaia, no cargo de porteiro. Aprendeu com seu pai que a forma mais segura de melhorar sua vida seria através da educação, seguindo esse conselho continuou seus estudos e se formou em Direito e Ciências Contábeis e, atualmente, cursa uma 3ª faculdade. Foi candidato a vereador em 2012 e atualmente está à frente do Partido Democracia Cristã de Itatiaia, tem como vice Alexandre Medeiros. Izael diz conseguiu reunir um time de candidatos ficha limpa. “Esse grupo, intitulado a ‘Chapa Puro Sangue’ é o clamor e a esperança de toda a população. Com esse grupo os moradores já podem vislumbrar o fim dos jogos políticos, do ‘Toma lá dá cá’ e das alianças escusas que vêm sendo praticados há anos”, diz. Izael cita que assim que assumir o governo colocará em prática um projeto para controle de gastos desnecessários e aplicação responsável dos recursos financeiros. Segundo ele, a cidade conta com uma renda per capita invejável, porém o retorno em benfeitorias não condiz com seu potencial. O exagero no número de secretarias é um exemplo disso. De acordo com Izael é inadmissível que uma cidade com aproximadamente 29 mil habitantes possua 20 secretarias. Rio de Janeiro com mais de 6 milhões possui apenas 18. Segundo Izael serão extintas 50%, ficando apenas 10. Com isso pretende-se economizar cerca de R$ 2 milhões por mês. Esse projeto será implementado logo no início do governo. “Sabemos o quanto Itatiaia carece de melhorias, porém para atender aos anseios da população é preciso antes se munir de compromisso, responsabilidade e vontade política”, cita.

Professor Adriano (50) PSOL

Foto: Divulgação

Professor Adriano nasceu em Itatiaia no dia 21 de agosto de 1966 (54 anos). É casado e pai de duas filhas. Professor há 34 anos, desde os 13 anos de idade começou a participar das lutas comunitárias iniciando na OFRA (Organização Fraterna) e na Igreja Católica. Atuou na reativação do Sepe (Sindicato dos Profissionais da Educação) em Resende e a criação do núcleo de Itatiaia.   Organizou a criação do Sindicato do Funcionalismo Público e da Academia de História.

Adriano diz que se orgulha das  lutas coletivas que garantiram melhoria de vida das pessoas como: a criação do Plano de Carreira do Magistério e do Estatuto do Funcionalismo; a construção do viaduto (Penedo) e da passarela (Centro);  a criação dos Conselhos da Criança e do Adolescente; garantia de posse de terras ocupadas; impedir a privatização da água;  a extinção de vários cargos de carreira da Prefeitura e a criação da Rádio Itatiaia FM (OFRA) além de outras. Ele foi candidato a vereador em eleições anteriores (PT), chegando a ser suplente e candidato a Prefeito em 2016 (PSOL).

Prioridades do plano de governo: Mais medicamentos, exames, Utis e casa de parto natural; garantir qualidade da água, tratamento do esgoto e do lixo; Saúde dos animais; incentivo ao Ecoturismo; pavimentação ecológica;  Ensino Integral, inclusivo e transformador; refeição escolar saudável; Menos secretarias e muito menos cargos de confiança; criar o Plano de Carreira do Funcionários Públicos, revisar o Plano de Carreira do Magistério; fazer uma ampla investigação dos contratos da Prefeitura; Orçamento Participativo; Criar a Renda mínima e moeda solidária; Imposto Progressivo: paga menos quem recebe menos; ampliar os investimentos valorizando a cultura local.

  • Nota da redação: O perfil do candidato a prefeito Professor Adriano foi publicado na edição do dia 1 de outubro e não no dia 28 de setembro por falta de divulgação anterior de sua candidatura. O A VOZ DA CIDADE abre então espaço ao candidato
error: Conteúdo protegido !