Como evitar cair em golpes na internet será tema de bate papo com coordenador do Procon no Sider Shopping, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

A tecnologia avança em passos largos, de forma tão rápida, que às vezes fica difícil para qualquer um acompanhar. Enquanto isso, os criminosos se aperfeiçoam na mesma velocidade. Devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, às compras online cresceram drasticamente, o que ajudou a alavancar as vendas de muitas lojas online. E cada vez mais pessoas de diferentes idades estão consumindo e, muitas vezes, se vendo obrigadas a entrarem no mundo virtual. Entre eles, os aposentados que são as maiores vítimas de golpes na internet.

E para comemorar o Dia Nacional do Aposentado, celebrado no dia 24 de janeiro, o Sider Shopping, em Volta Redonda,  resolveu festejar o mês promovendo um bate papo com os aposentados da Região Sul Fluminense para falar um pouco sobre esse tema “Como evitar cair em golpes na Internet”. Para isso, convida a todos os aposentados da região para tomar um café com o coordenador do Procon de Volta Redonda, João Silveira, e com a Pocuradora Legislativa na Câmara Municipal de Barra Mansa, Lívia França, também advogada atuante em direito digital e propriedade intelectual. Ambos irão explicar sobre esse assunto aos aposentados e de que forma eles podem evitar cair em golpes. O bate papo gratuito acontece neste sábado, dia 30, às 9 horas, no Piso S, no quiosque Grão de Café, no Sider Shopping, com vagas imitadas.

ALERTAS AS PESSOAS PARA ESTAREM ORIENTADAS

O coordenador do Procon de Volta Redonda destacou que serão feitas alertas as pessoas para estarem orientadas e desta forma, evitarem problemas. “Queremos que a população participe do bate papo para se prevenir, queremos que todos saibam dos fatos que estão acontecendo, tomem os devidos cuidados e sejam mais cautelosos e dessa forma não sejam mais vítimas desses crimes”, explicou o coordenador.

Para a Procuradora Lívia França, é muito importante os aposentados participarem desse bate papo. “Porque todos podemos ser vítimas de golpes pela internet, mas sabemos que as vítimas preferenciais são os idosos”, informou, ressaltando que dicas simples podem proteger das ações de pessoas mal-intencionadas, evitando problemas que atrapalham nossa rotina e, muitas vezes, tiram a paz de todos.

Disse a coordenadora de marketing do Sider Shopping, Patrícia Macedo, que a ideia do evento foi motivada ao perceber o aumento do número de golpes pela internet a todos os públicos, inclusive aos aposentados. Lembrou que, com esse bate papo querem orientar a população sobre os diversos golpes que acontecem diariamente, desde Whatsapp clonado, golpes com cartão de crédito, compras que nunca são entregues. “Queremos prevenir as pessoas para que não sejam vítimas de determinados crimes. Não só aposentados e pensionistas devem ficar atentos para não cair em golpes, mas todos nós devemos observar e tentar identificar o que pode ser um golpe. A ideia desse bate papo é que todos fiquem cientes e consigam se proteger usufruindo do meio digital da melhor forma”, frisou.