Comissão da Alerj lança Estatuto da Pessoa Idosa em braile

0

ESTADO

Foi lançado nesta quarta-feira, 17, o Estatuto da Pessoa Idosa em braile. A ação foi feita pela Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), apontando um dado de que mais de 3,2 milhões de pessoas idosas de todo o país possuem algum tipo de deficiência visual. Mais de 100 pessoas estiveram presentes, muitas delas idosas ou com algum tipo de deficiência, não somente visual.

Foram distribuídos exemplares do estatuto para instituições. A publicação foi transcrita de forma inédita para o sistema braile pela Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos (Riamm). “Proporcionar a leitura em braile do Estatuto da Pessoa Idosa é garantir o direito do saber também a estas pessoas com deficiência visual, sem que necessitem da ajuda de terceiros”, frisou o deputado estadual Munir Neto (PSD), presidente da Comissão.

A presidente da Riamm Brasil, Maria Machado Cota, lembrou que o Estatuto em braile é um produto para melhorar a qualidade de vida dos idosos com deficiência visual: “O projeto Braile surgiu na pandemia, quando identificamos muitas pessoas idosas vivendo sozinhas. Esse é o idoso mais invisível”, contou, informando que a versão em braile do estatuto tem 86 páginas e sua elaboração levou mais de seis meses.

Os exemplares distribuídos foram financiados pela Riamm. Agora, a rede busca apoio para novas impressões para ampliar a distribuição. Cada kit, que ainda tem um audiolivro em MP3, custa de R$ 250 a R$ 300, dependendo da encadernação.

Acontecera no dia 22 de maio o lançamento regional do estatuto em Volta Redonda. O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Geraldo Vida, destacou que essa ferramenta é uma inclusão para pessoas acima de 60 anos.

Deixe um Comentário