Centros Comerciais de Resende passam por fiscalização para prevenção do novo coronavírus

0

RESENDE

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura, está realizando ações de conscientização sobre a doença nos principais Centros Comerciais da cidade durante o horário estendido de fim de ano. As orientações são sobre os decretos municipais em vigor e todos os cuidados necessários para a luta contra o coronavírus. O trabalho de reforço às atividades diárias de fiscalização, que deve acontecer até o próximo dia 30, é desempenhado pelas equipes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município e da Divisão de Fiscalização de Posturas.
A intensificação das ações preventivas começou na semana passada. As equipes, que contam com 15 profissionais, atuaram nos bairros Comercial e Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a partir do Decreto Municipal n°13.772/20, que autoriza, excepcionalmente, para este mês, o funcionamento do comércio no município em horário estendido, houve necessidade de reforçar as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus em larga escala. No dia próximo dia 24, o comércio funcionará das 9 às 17 horas; e no dia 31, o horário será das 9 às 15 horas. Ainda segundo o decreto, os estabelecimentos comerciais estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 20h30min; aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Enquanto isso, nos shoppings centers, os horários são de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e aos domingos, das 14 às 20 horas. “O horário estendido busca proporcionar mais oportunidades aos comerciantes e consumidores, evitando aglomerações dentro de um período curto de compras. Esta flexibilização é importante para a economia do município, mas, sobretudo, para a população que terá a chance de fazer compras em segurança, com intervalo de tempo maior para a devida higienização e em ambientes com menor concentração de clientes”, disse o secretário, acrescentando que diante da nova grade de horários do comércio em geral, a mobilização em caráter de conscientização ganhou destaque. “Antes, as ações aconteciam semanalmente em todo o comércio, principalmente, nos bairros Cidade Alegria, Paraíso, Manejo, Campos Elíseos e Comercial. Nas vésperas das festas de Natal e Ano Novo, o trabalho vem sendo feito em dias e horários alternados no decorrer da semana, sem aviso prévio. Os profissionais atuam de forma surpresa. Até agora, o cenário é considerado favorável, pois as medidas de segurança sanitária, tais como disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara, estão sendo obedecidas pelo comércio em geral”, ressalta Diniz, informando que haverá um reforço ainda maior na véspera do Natal.

Ações de fiscalização serão intensificadas até o dia 30-Divulgação PMR

ABORDAGEM
Ainda conforme Tiago, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itatiaia/Resende, o Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia (Sicomércio) e os representantes de shoppings da cidade apoiam as ações preventivas. “Um dos focos na hora da abordagem é a respeito do uso obrigatório de máscara, que é um dos grandes aliados no combate ao novo coronavírus. Nesta luta, vale lembrar que a prefeitura já distribuiu mais de 40 mil máscaras faciais produzidas com recursos próprios ou adquiridas por meio de doações. O governo municipal está empenhado para que haja a maior adesão possível de pessoas comprometidas com a Saúde Pública, respeitando os protocolos sanitários para o funcionamento de serviços e atividades essenciais e não essenciais, assim como os cuidados básicos de higiene pessoal”, explicou o secretário informando que durante as visitas nas lojas e estabelecimentos em geral, as equipes reforçam sobre questões como distanciamento adequado, uso de protetores faciais, disponibilização de álcool em gel e lavatórios com sabão em alguns casos, dentre outros cuidados. “A intenção é alertar e conscientizar para o controle do avanço da doença, evitando, desta forma, a decisão de medidas mais restritivas”, explica.

Deixe um Comentário