Caps promove palestra em alusão a ‘Campanha Janeiro Branco’ na Casa de Cultura de Itatiaia

0

ITATIAIA

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promove nesta quarta-feira, da 25, em alusão a Campanha “Janeiro Branco”, no mês de conscientização do cuidado com a saúde mental, a palestra “A vida pede equilíbrio”. O evento é voltado para os pacientes do CAPS, familiares e para o público em geral. A palestra acontece na Casa de Cultura, localizado no Centro da cidade, às 14 horas.

De acordo com a diretora do CAPS, Camila Mattos, entre os objetivos da Campanha “Janeiro Branco” está o de chamar atenção para os cuidados e oferecer alternativas para diminuir o impacto negativo dos transtornos mentais. “A saúde mental tem influência nas condições físicas, no bem estar e nas relações. Devemos cuidar da nossa mente, tanto quanto cuidamos do nosso corpo. Muitas doenças físicas podem ser provenientes de dores causadas pelo nosso entendimento existencial e cada vez mais que tivermos consciência disso, melhor será o nosso cuidado. O objetivo da campanha do ‘Janeiro Branco’ é contribuir para reduzir o impacto negativo de transtornos mentais que em alguns casos podem ser imperceptíveis, mas que com o passar do tempo podem se transformar em verdadeiras fontes de mal estar, tormento, isolamento e até problemas físicos de saúde”, disse Camila.

Atualmente, o CAPS atende semanalmente cerca de 120 usuários. Entre eles, dependentes químicos de álcool, outras drogas e pacientes com transtornos mentais. Para iniciar o tratamento na unidade o paciente passa por uma triagem e em seguida recebe o atendimento indicado, com consultas médicas, apoio psicológico e social. “Feito a avaliação do caso, a pessoa é encaminhada para os grupos, médicos ou atendimento psicológico individual. Caso a pessoa não apresente doenças graves ou persistentes, é encaminhada para a unidade de saúde de referência do seu bairro ou ambulatório de saúde mental. Os encaminhamentos são feitos por outras unidades para avaliação ou por demanda espontânea”, explicou a diretora.

O quadro técnico do Centro é composto por assistentes sociais, médicos psiquiatras, psicólogas, coordenadora, enfermeira, auxiliar administrativo, recepcionistas e motoristas.

Deixe um Comentário