Caminhada ecológica reúne 150 alunos no Vale do Sol

0

PINHEIRAL

Com o objetivo de conscientizar os estudantes e a comunidade em geral sobre assuntos como: combate à dengue e à febre amarela, importância de economizar água, prática esportiva e alimentação saudável, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira, participaram nesta sexta-feira de uma ‘Caminhada Ecológica’. A atividade é realizada todo ano; sempre próximo ao Dia Mundial da Água – celebrado na última quinta-feira, dia 22. Os estudantes percorreram ruas próximas à unidade de ensino, localizada no bairro Vale do Sol.

A passeata foi acompanhada por pais e professores e durante o trajeto os alunos carregaram cartazes, imagens e entoaram paródias referentes aos temas, chamando a atenção dos moradores. Este ano, as paródias vencedoras foram a do 4º  Ano B, da professora Eliane Anunciação, com o tema sobre a dengue; e do 2º  período da Educação Infantil, sobre a água, da professora Neuza. Durante o trajeto, essas paródias foram cantadas pelos alunos.

O estudante Davi Andrade, 10 anos, que segurava um cartaz sobre o combate à dengue, disse que gosta muito desse tipo de evento da escola. “Acho muito importante. A dengue é uma doença grave e nós podemos combater. Assim, levamos informação as pessoas”, analisou. Quem também disse gostar muito da caminhada foi a aluna Júlia Dias, 10. “É importante porque os alunos se conscientizarem e também os moradores”, apontou.

Muitos pais também participaram da caminhada. “Esse trabalho permite com que eles tenham conscientização desde cedo. Participo para incentivar ainda mais”, declarou a autônoma, Janiele Lima de Oliveira, que caminhou ao lado do filho de 8 anos.

A orientadora pedagógica, Valéria Ferreira, contou que todo o material utilizado pelos alunos, as paródias cantadas, foram produzidos por eles. “Tudo é feito em sala de aula pelos alunos, é feita uma pesquisa, eles estudam os temas, debatem. Até os materiais da Educação Infantil eles que cortaram e pintaram. Eles realmente aprendem sobre os assuntos”, enalteceu.

As diretoras da unidade, Aparecida Olanda de Souza Ferreira, e Fernanda Rodrigues de Aguiar Valentim, declararam que ficaram muito felizes com o resultado e o engajamento dos estudantes, assim como dos pais , que sempre participam. “Sempre promovemos esses eventos, buscando envolver não somente os alunos, mas a família e a comunidade. E nosso objetivo foi atingido. Achamos muito interessante também, que além dos moradores que puderam ver nossa passeata, chamamos a atenção também durante o trajeto de alunos de outra escola, da Escola Cora Monteiro da Silva, que puderam interagir com a gente”, disseram.

A caminhada teve apoio da Guarda Municipal, que acompanhou todo o trajeto. E, além disso, representantes da guarda irão realizar uma atividade lúdica à tarde com os alunos, sobre “Educação no Trânsito” e “Meio Ambiente”.

Estudantes limpam margens do Rio Paraíba do Sul

 Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na quinta-feira, dia 22, cerca de 70 alunos do Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado, em Volta Redonda, participaram de uma caminhada ecológica e de limpeza em um trecho das margens do Rio Paraíba do Sul. A ação, ocorrida na manhã de ontem e promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi acompanhada por professores e pela secretária da pasta, Daniela Vasconcellos.

Durante a caminhada ecológica, os alunos foram acompanhados por duas professoras, pela diretora ajunta do colégio, por um auxiliar de disciplina, além da equipe do SMMA e da Guarda Municipal. A concentração aconteceu na Praça 12 de Outubro e o fim do percurso foi próximo ao Fórum, no Aterrado. Após serem orientados sobre os cuidados e a forma correta de recolher os resíduos, os alunos receberam luvas e deram início à coleta.

“Essa atividade é importante para os estudantes, pois complementa as atividades que a gente trabalha com eles dentro da sala de aula”, comentou a professora de Ciências e Biologia, Daniele Alves Carvalho.

A estudante Nayara Nascimento Carneiro, de 11 anos e aluna do 6º Ano, entendeu diretinho a missão. “Eu achei bem legal o dia de hoje, pois a gente ajudou o meio ambiente. Se todos tivessem essa consciência. A pessoa tem que entender que quando joga lixo no chão está prejudicando o mundo todo”, disse a aluna.

Pietro Silva Ribeiro, de 11 anos, e Kauan Albertine de Oliveira, de 10, também levaram a sério a caminhada ecológica. “A gente precisa preservar as margens dos rios”, disse Pietro. “A natureza não merece ser maltratada e cada um pode ajudar não jogando lixo no chão”, completou Kauan.

 

 

Deixe um Comentário