Câmara faz levantamento de ex-vereadores para resgatar história política do município

0

RESENDE

Com o objetivo de resgatar a história política do município e um arquivo on line para consulta, a Câmara de Vereadores está convidando ex-vereadores ou seus familiares para fornecer informações para a criação de um cadastro dos parlamentares que já passaram pelo Poder Legislativo. O convite foi feito por meio de um edital publicado no Boletim Oficial da Câmara Municipal, a pedido do presidente da Casa, vereador Roque Cerqueira (PDT).

Ex-parlamentares ou seus familiares devem comparecer à nova sede da Câmara, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade, portando documentos de identificação e fotos de segunda a sexta-feira, no período das 13 horas às 17h30min. O material deverá ser apresentado no gabinete da presidência, no primeiro andar.

No entendimento do presidente da Câmara, Roque Cerqueira, a iniciativa é um passo fundamental para a valorização da história política do município. “Para que nossos jovens e crianças conheçam o passado de Resende, é preciso colocar à disposição o máximo de dados possível e facilitar o acesso a eles. A intenção é manter um arquivo online com o registro de todos os vereadores que a cidade já teve”, comenta Cerqueira.

Em tempo, o interesse de Roque pelo resgate da história do município já havia sido demonstrado durante seu primeiro mandato. Também presidente da Câmara no final da década de 1990, ele foi o responsável pela restauração do prédio situado na Rua Padre Couto, 10, também no Centro Histórico. O local, que hoje abriga o plenário da Câmara e o programa Câmara Cultural, começou a ser construído em 1926 e levou dois anos para ficar pronto. Na época, por ter três pavimentos, foi considerado o arranha-céu de Resende. Antes de ser ocupado pelo Legislativo, o prédio já abrigou a Caixa Rural, o Museu de Arte Moderna e o Banco do Brasil.

 

error: Conteúdo protegido !