Câmara de Vereadores realiza evento alusivo ao Agosto Lilás

0

ANGRA DOS REIS
Promovido pela Câmara de Vereadores e presidido pela vereadora Titi Brasil e, nesta semana, o evento Alusivo ao Agosto Lilás, atraiu um bom público. Entre os participantes várias autoridades e personalidades femininas, como as que integram a Sala Lilás. Na abertura do evento, a parlamentar destacou o mês de agosto como sendo um mês de sensibilização, conscientização e de precaução.
Presente no evento, a secretária Municipal de Administração da Prefeitura de Angra dos Reis, Márcia Paiva, destacou que a violência contra a mulher não é só um problema inerente às pessoas carentes. “A gente vê relacionamentos tóxicos, abusos contra a mulher em diversas situações. A violência dentro de casa, a violência psicológica e também a violência física”, declarou a secretária.
A secretaria do MDB e presidente Nacional do MDB Mulher,
Kátia Lôbo, falou também sobre as políticas públicas como sendo bandeira de todo aquele e aquela que senta em uma cadeira eletiva. Enfatizou a criação de mais casas de passagens, casas-abrigos e centros de referências. “A violência contra a mulher não é só um problema inerente às pessoas carentes”, disse, lembrando do período em que esteve como secretária da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro nos anos de 2015 e 2016. Falou que ao capacitar uma mulher-vítima é possível que ela quebre o ciclo de violência.
POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS
Outra que participou do evento foi a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Angra dos Reis, Vanessa Martins. Ela falou a respeito do trabalho da unidade policial dentro da rede protetiva e que esse trabalho na delegacia é feito em conjunto atuando quando a violência contra a mulher já está instalada. Ela relatou ainda a necessidade da criação das políticas públicas efetivas no sentido de acolher a mulher na pós-denúncia na delegacia ou em qualquer outro órgão em que a mulher vá denunciar e na pré-denúncia para que a vítima seja conscientizada da violência em que está imersa.
Durante o evento, a coordenadora da Sala Lilás, Vanessa Fonseca, apresentou dados importantes acerca dos atendimentos realizados no mês de março e em julho. Vanessa Martins apresentou ainda dados importantes do dossiê Mulher no Estado do Rio de Janeiro, esclareceu dúvidas e fez apontamentos acerca das medidas protetivas.

 

Deixe um Comentário