Bloco da Feliz Idade abre o carnaval de Quatis

0

QUATIS

A tradição está mantida no carnaval de Quatis que neste sábado, 02, realizou novamente a abertura da folia com o desfile do Bloco da Feliz Idade. Formado pelos integrantes dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do Centro e Dona Júlia, o bloco tradicionalmente é a primeira atração da cidade que se tornou referência do carnaval no Sul Fluminense.

Contando com aproximadamente 60 componentes, o Bloco da Feliz Idade levou para a Avenida Nossa Senhora do Rosário, no Centro, muita irreverência e a mensagem de respeito e incentivo à cultura e educação. “Esse bloco é formado por grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Assistência Social de Quatis. Os dois Cras somam quase 50 pessoas e junto dos funcionários temos 60 pessoas na avenida. Trabalhamos a dança e artesanato com eles, por isso todo ano realizamos a abertura do carnaval de Quatis. São eles que debatem a escolha do tema, a composição da marchinha a ser executada. Para 2019 decidiram criar duas marchinhas: ‘Vó tá maluca!’ e a outra ‘Na casca de banana que eu pisei’. Com apoio da professora de artesanato eles confeccionaram as faixas e os cartazes”, comenta o professor e orientador social do Cras, Willian de Carvalho do Rosário.

Com faixas e muita alegria os integrantes desfilaram ao som mecânico das marchinhas gravadas, no trajeto da avenida até a Praça Teixeira Brandão, no Centro. No local, eles integraram à brincadeira entre pais e filhos que participavam da matinê. A praça conta com área coberta e som mecânico, além de brinquedos infláveis e cama elástica, tudo gratuito. Ambulantes exploraram a venda de máscaras, brinquedos de carnaval e outros adereços, fazendo a festa da garotada. “É um carnaval muito feliz e de integração o de Quatis. O tempo está permitindo trazer os filhos e o jeito é curtir. O Bloco da Terceira Idade é uma tradição da cidade e mostrei para os meus filhos como é bacana essa integração entre gerações”, opinou Consuelo Mariano, que levou a pequena Julia, 3 anos vestida com a inspiração da princesa Elsa, do desenho animado Frozen – Uma aventura congelante.

A folia na matinê teve muito confete, serpentina, jato de espuma e brinquedos. Enzo, de 6 anos e Evelin, 4, que na festa eram Homem-Aranha e a Feiticeira do bem brincaram por toda a praça. Já o pequeno Heitor, de nove meses, também acompanhado dos pais, conquistou a atenção de todos com visual ‘estilo fofura’ alusivo à alegria do mundo do circo.

Muitas famílias aproveitaram a tarde para brincar o carnaval na cidade contando com a estrutura de som, iluminação, decoração, banheiros químicos e barracadas de lanches, além da segurança reforçada com integrantes da corporação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

A jovem Isabela Belinati, 23, acompanhou os sobrinhos Marcelo e Rafael, de 3 e 5, anos respectivamente. Mas, apesar da matinê, o som mecânico com hits de marchinhas e sucessos do passado como É o Tchan e os mais recentes, fez a alegria do público de todas as idades. “Vim tomar conta deles para minha irmã, que ainda esta trabalhando. Um grupo da amigas decidiu vir comigo, nos produzimos e o jeito é cair na folia. É só o primeiro dia e acredito que novamente o carnaval de Quatis será o principal da região”, comenta a estudante.

Além do Bloco da Feliz Idade e da matinê, o primeiro dia do carnaval de Quatis contou ainda com a apresentação do DJ Batata, animando os foliões com funk, dance, axé, samba e sertanejo: a mistura de todos os ritmos. A programação deste sábado terá ainda o show da Banda Comprazer, prevista para subir ao palco montado na Avenida Nossa Senhora do Rosário às 20 horas. Segundo os organizadores a programação será encerrada impreterivelmente à meia-noite. A tarde deste sábado teve carnaval também no distrito de São Joaquim, com matinê e DJ. Agora à noite, ocorre no local o show da banda Rio Minas Show.

Confira abaixo a programação para os demais dias de folia em Quatis:

Dia 03 (domingo):

*15 horas: matinê

*16 horas: bloco do Vasco

*17 horas: DJ Batata

*18 horas: Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário

*20 horas: banda Mistura Carioca

Dia 04 (segunda-feira)

*15 horas: matinê

*17 horas: DJ Batata

*20 horas: Isaac Ferraz e banda

Dia 05 (terça-feira)

*15 horas: matinê

*17 horas: DJ Batata

*20 horas: banda Nosso Lema

Distrito de São Joaquim

*Dia 4 (segunda-feira): matinê (15 horas) e DJ (17 horas)

Distrito de Falcão

*Dia 3 (domingo): matinê (15h), DJ (17h) e banda Baile do Marcinho (18h)

*Dia 05 de março (terça-feira): matinê (15h) e DJ (16h)