Barra Mansa forma mais uma turma do Projeto Jovem Trabalhador

0

BARRA MANSA

Mais 75 alunos com espírito empreendedor receberam a certificação do Projeto Jovem Trabalhador, na noite desta quarta-feira, dia 6. A entrega dos certificados aconteceu na sede da Associação Comercial Industrial e Agropastoril (Aciap), apoiadora do projeto, e reuniu formandos, familiares e representantes da Prefeitura de Barra Mansa, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e das instituições parceiras: Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ), Sistema Nacional de Emprego (Sine/Catei) e do Centro Universitário Barra Mansa (UBM).

Estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos em exercício, Leomar Gomes, a coordenadora do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e Projeto Jovem Trabalhador, Daniele Vaz, o diretor de associados da Aciap, Caio Pagani, a supervisora Sul Fluminense do CIEE-RJ, Cassia Freitas, da assistente social CIEE-RJ e executora do projeto, Mariana Abreu e do gerente do Sine / Catei e executor do projeto, Lucas Andrade.

Nesta segunda edição, o projeto teve um aumento de 15 adolescentes a mais que na primeira turma do ano e 98% dos jovens saíram com carteira de trabalho em mãos. Durante as aulas, jovens de 14 a 21 anos aprenderam a desenvolver as habilidades de empreendedorismo, comportamento e postura, através de palestras, oficinas e atividades práticas que seguem o programa Acessuas Trabalho. As aulas foram ministradas no UBM e a certificação é feita pelo CIEE-RJ.

A vice-prefeita Fátima Lima parabenizou os jovens que buscaram uma oportunidade através do projeto. “Vocês trilharam um caminho para conseguir chegar até aqui, para alcançar os seus objetivos. Eu sei que não é fácil. Muitos não têm essa oportunidade que o projeto oferece, esse privilégio. Quando nós pensamos em vocês, nos jovens de Barra Mansa, que nem sempre têm oportunidades, nós queremos apontar uma direção, indicar e oferecer novos caminhos”, orientou Fátima.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos em exercício, Leomar Gomes, mostra que o projeto já está rendendo frutos aos formandos. “Esse é um dos serviços que a Assistência Social de Barra Mansa oferece. Temos aqui 75 formandos, sendo cinco já aproveitados pelo mercado de trabalho e outros encaminhados para entrevistas”, informou Leomar. A coordenadora do Projeto Jovem Trabalhador e do Acessuas Trabalho, Daniele Vaz, se emocionou ao falar para os formandos. “Vocês são o que são e podem ser muito mais. Só precisavam que alguém olhasse para vocês de uma forma diferente. Agora é seguir, porque esse foi só o primeiro caminho”, disse Daniele.

A assistente social do CIEE-RJ e executora do projeto, Mariana Abreu, explicou a importância da vivência dos alunos. “Essa é a segunda formatura do ano e para nós é importante ver o quanto os jovens estão se dedicando, buscando o seu diferencial. É nítida a mudança em cada aluno, essa busca pelo seu melhor, na postura, no comportamento. Nossa busca é pela promoção e inserção desses jovens no mercado de trabalho. Vamos continuar com essa parceria, trazendo mais informação e mais oportunidade aos jovens de Barra Mansa”, concluiu Mariana.

Encerrando a noite, o aluno do projeto Pedro Antônio Dias Júnior agradeceu a todos que fazem o projeto acontecer e contou um pouco da experiência vivida. “Agradeço ao excelente ensino que nos ofereceram. Nenhum de nós é o mesmo de quando entrou. O contraste do agora e do antes é muito claro. Os professores são muito bons, sempre nos tratando com carinho. Sempre nos sentimos muito acolhidos e tirar dúvidas com eles sempre foi algo muito confortável.  Foi possível aprender muito, desde comportamento, em como ser um profissional e uma pessoa melhor. Vai fazer muita falta essa rotina, ao lado de pessoas que gostamos”, contou Pedro.

O projeto é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos (SASDH) e pelo Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE-RJ) para jovens inscritos no Cadastro Único. O objetivo é traçar estratégias, visando o fortalecimento dos futuros profissionais no mercado de trabalho, reconhecendo suas potencialidades.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !