Barra Mansa é a primeira cidade do estado a receber projeto social ‘Gol do Brasil’ da CBF

0

BARRA MANSA

Para marcar o lançamento do primeiro projeto ‘Gol do Brasil’ no estado do Rio de Janeiro, a prefeitura, através da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com o CBF Social, realizou neste sábado, o lançamento do projeto Gol do Brasil. O evento aconteceu no campo do bairro Vista Alegre e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, da vice-prefeita, Fátima Lima, vereadores e secretários.

A cerimônia contou com a participação do ex-jogador da seleção brasileira de futebol e tetracampeão da Copa do Mundo, Bebeto, e representantes da Confederação Brasileira de Futebol. O projeto receberá o nome do diretor de tecnologia da informação da CBF, Fernando França.

De acordo com o tetracampeão Bebeto, o projeto visa formar cidadãos. “O jovem pode até não seguir o caminho do esporte no futuro, mas será cidadão do bem. O esporte provoca isso, tira crianças e jovens das ruas e propõe um futuro melhor”, cita.

O prefeito, agradeceu a todos os apoiadores e professores do projeto. “Um grande time não é formado apelas pelos jogadores principais, é preciso agradecer quem está na base e promove tudo isso. Os projetos sociais são ferramentas que transformam o mundo e as realidades. Tenho certeza que o Gol do Brasil vai fomentar o esporte e os sonhos da nossa juventude. Nosso maior objetivo é construir um amanhã melhor, preparando esses alunos para os desafios, que são muitos, porém pequenos perto da vontade de serem cidadãos melhores”, cita.

Junto com o lançamento, aconteceu o festival do projeto Gol do Brasil, onde 160 crianças e jovens da rede pública de ensino, com idade entre 6 e 17 anos, participarão de partidas de futebol e de atividades envolvendo as dez habilidades de vida propagadas pelo CBF Social.

O secretário de Governo, Alexandre Martins, apontou o projeto como fundamental para que alunos e profissionais do esporte possam ter oportunidades reais. “Estamos felizes em oferecer essa iniciativa que vai atender alunos e profissionais de uma forma ampla e humana. Estamos no caminho certo para tornar real o sonho de muitos jovens que não tem a oportunidade de treinar o futebol de forma profissional, com professores capacitados para fazer esse trabalho”, destaca.

O PROJETO

Inicialmente, serão nove profissionais capacitados que irão trabalhar nos primeiros núcleos do projeto, localizados nos bairros Vista Alegre e São Pedro, além do distrito de Amparo, atendendo 300 crianças e adolescentes, sendo 100 alunos por unidade.

A previsão é que as aulas iniciem juntamente com o ano letivo. As inscrições serão feitas nas próprias unidades de ensino atendidas pelo Gol do Brasil e a estimativa é que futuramente o projeto atenda mil estudantes.

Durante o evento, 36 profissionais receberão o certificado da capacitação oferecida pela CBF, realizada em setembro, em Barra Mansa. No curso, os participantes trabalharam questões como habilidades de vida, didática, zonas de vulnerabilidade e convivência com pessoas deficientes.

 

 

Deixe um Comentário