Agências bancárias são explodidas e assustam moradores de Porto Real

3

PORTO REAL
A população de Porto Real foi acordada na madrugada de segunda-feira por explosões e disparos de arma de fogo ocorridos durante tentativa de furto a duas agências bancárias da cidade. Pelo menos 12 homens encapuzados, armados com fuzis e pistolas tentaram invadir simultaneamente as agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, situadas no bairro Nova Colônia. Após explodirem os bancos e tentaram arrombar os cofres, o bando fugiu em quatro carros, entre eles um HB20, SpaceFox prata que foi abandonado na Estrada da Vargem Grande, na zona rural de Resende, nas proximidades da Serra do Eme. Para tentar impedir a passagem das Polícias Civil e Militar os bandidos incendiaram um Fiat Fiorino no início da Ponte Metálica sob o Rio Paraíba do Sul que liga os municípios de Porto Real e Quatis e, ainda espalharam miguelitos – uma espécie de cruz feita por pregos para furar pneus- nas imediações do Destacamento de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar de Porto Real, Delegacia, dos bancos e em alguns pontos de entrada e saída da cidade.

O delegado titular da 100ª Delegacia Legal de Polícia Civil, Marcelo Haddad já iniciou as investigações e, a princípio, está sendo apurada a hipótese de que esta tentativa de assalto pode ter sido praticada pela mesma quadrilha que explodiram, no dia 12 de janeiro, as agências da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil localizadas em Quatis, município vizinho a Porto Real.

De acordo com a Polícia Civil a tentativa de assalto teria ocorrido por volta das 4h05min quando os bandidos explodiram simultaneamente as agencias bancárias. A explosão foi tão forte que as fachadas dos bancos ficaram bastante destruídas. Com o impacto das explosões o teto e uma janela do Banco do Brasil ficaram completamente destruídos e estilhaços de vidros e aço ficaram espalhados por todo o chão. Já na Caixa Econômica as janelas e portas de vidros se despedaçaram pelo chão. Apesar das explosões, os marginais não conseguiram chegar até os cofres. Como o furto foi frustrado, os bandidos fugiram antes da chegada da Polícia Militar e da Civil.

Nenhuma pessoa ficou ferida durante a ação dos marginais.

POLÍCIA MILITAR ENCONTRA VEÍCULO ABANDONADO

No momento que ficaram sabendo da tentativa de assalto, policiais militares do 37º BPM realizaram diligências pelas cidades de Porto Real, Quatis e Resende. Na ocasião, os militares conseguiram localizar o Space Fox de cor prata, placa JHS-3342 Volta Redonda-RJ abandonado no meio da Estrada da Vargem Grande, na zona rural de Resende. O carro estava sem um dos pneus e no interior foi encontrado miguelitos e capsulas de pistola.

O comandante do 37º BPM, tenente-coronel Rhonalt Bueno Pereira, disse que todo o Serviço de Inteligência também está investigando a tentativa de roubo. “Após diligências realizadas por policiais militares no intuito de colher maiores informações da tentativa frustrada de roubo aos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal na região de Porto Real foi possível, a partir do auto recuperado Space Fox, chegarmos a identificação de um suposto participante do crime. Tudo foi repassado para a polícia judiciária”, disse o comandante Bueno.

SpaceFox que teria sido utilizado por bandidos foi abandonado na Estrada da Vargem Grande, em Resende-Divulgação

INVESTIGAÇÃO

O delegado titular da 100ª DP(Porto Real), Marcelo Haddad disse que deu início as investigações da tentativa de furto as agencias bancárias. Ele falou que as apurações iniciais, principalmente no caso da Caixa Econômica Federal serão repassadas para a Polícia Federal, uma vez que o banco é um órgão federal e a competência é da Justiça Federal.

Haddad contou ainda que durante todo o período da manhã, peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli já fizeram a perícia nas agências bancárias e nos veículos Fiorino e SpaceFox que foram deixados pelos bandidos. “O SpaceFox foi utilizado na ação pelos bandidos e ele foi encontrado a cerca de um quilômetro da Estrada da Vargem Grande, em Resende”, confirmou o delegado, acrescentando que 12 homens teriam participado da invasão aos bancos. “A gente faz um cálculo de 12 pessoas envolvidas na ação devido a quantidade de carros usados pelos marginais e de acordo com as filmagens das câmeras de segurança das agências bancárias. Quanto aos carro conseguimos identificar pelo menos três veículos, entre eles um HB20, o SpaceFox e a Fiorino. Mas acreditamos que tenha mais um quarto veículo”, explicou Marcelo.

O delegado também comentou que a quadrilha possa ser a mesma que assaltou em janeiro as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de Quatis, município vizinho de Porto Real. “Não podemos afirmar se foram os mesmos bandidos que roubaram as agências de Quatis. No entanto, a forma de agir dos marginais aqui em Porto Real é igual a do roubo em Quatis. Não descartamos nenhuma hipótese”, disse Marcelo Haddad, acrescentando que foram apreendidos cápsulas de pistolas 9mm, 40mm e fuzis, marreta que foi utilizada para quebrar as portas das agências, além dos carros e os miguelitos.

MORADORES ASSUSTADOS

Com a ação dos bandidos os moradores da pequena Porto Real ficaram muito assustados. “A gente fica muito assustado. Acordar no meio da madrugada com estrondos de explosões e tiros é de arrepiar. As explosões foi tão forte que parecia que tinha derrubado a agência do Banco do Brasil, já que também ouvimos barulho de metal tocando o chão”, contou um morador que pediu para não se identificar.

Já um industriário ficou desconfiado de que algo de estranho estaria acontecendo na cidade quando saiu de casa e deparou com um Fiorino incendiado sob a ponte metálica que dá acesso de Porto Real e Quatis. “Quando estava no meio da ponte vi que tinha um carro todo queimado e que não dava para passar. Em seguida deparei com o carro da Polícia Militar chegando e informando que era para ir pela estrada nova que dá acesso a Quatis, mas para tomar cuidado com estrelinhas de prego espalhadas em alguns pontos”, disse o industriário.

Moradores mantém a rotina na cidade, mas o clima de medo prevalece – Fábio Guimas

Bandidos atearam fogo em uma Fiorino e fecharam a saída de uma das pontes – Fábio Guimas
Miguelitos foram espalhados em vários pontos da cidade para impedir a chegada da polícia – Fábio Guimas

Os bandidos não levaram nenhum valor em dinheiro, apenas destruíram as fachadas das agências – Fábio Guimas


Polícia localizou um malote deixado pelos criminosos em uma das agências – Fábio Guimas

3 Comentários

Deixe um Comentário