Aman promove solenidade de entrada de novos cadetes neste sábado em Resende

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza neste sábado, dia 4, a solenidade de “Entrada dos Novos Cadetes pelo Portão Monumental”. A cerimônia acontece às 9 horas, na Esplanada Ministro Dutra. O comandante da Academia, general João Felipe Dias Alves, estará recepcionando os alunos, além das autoridades e os convidados. Entre eles, o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, o prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sandro Ritton (União Brasil) e a sociedade civil.

A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo cadete mais novo-Divulgação Aman

Serão 422 jovens, sendo 409 integrantes da Turma General Rodrigo Otávio, que após concluírem o primeiro ano de formação na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada Campinas, no interior paulista e 13 das nações amigas – um da Bolívia, dois da Namíbia, Panamá, Paraguai, dois de São Tomé e Príncipe, três de Senegal, dois do Vietnã e um do Peru.

A solenidade, realizada desde 1944, é caracterizada pela passagem dos recém-chegados ao Corpo Discente da Aman pelo portão Monumental. A entrada só é aberta uma vez por ano, sempre pelo aluno mais jovem da turma. Este ano, o general Felipe vai abrir o portão para a aluna, Débora Caetano da Silva, de 18 anos, que terá a honraria de ser a “claviculário”.

Ao passarem pelos portões os alunos os receberão o título de cadete. Em seguida, iniciarão o Curso Básico, permanecendo na academia até o ano de 2027, quando serão declarados aspirantes a oficial.

Dos 422 alunos, 387 são homens, 35 são mulheres.

A marcialidade da tropa garantida durante a cerimônia é resultado de muito treinamento, desde que os alunos chegaram a Aman, no último dia 23.

Deixe um Comentário