Aman comemora aniversário com apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) comemora na próxima segunda-feira, dia 23, aniversário de 74 anos de atividades em Resende. No mesmo dia, para comemorar a data, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realizará uma apresentação de gala no Teatro General Leônidas (antigo Teatro Acadêmico). O espetáculo está marcado para começar às 19h30.

As comemorações abrange um período mais longo de existência da instituição militar que começou em 1810 com a criação da Academia Real Militar pelo Príncipe Regente D. João, até os dias atuais com a Aman em Resende, totalizando 208 anos de história.

Escola formadora do oficial do Exército faz aniversário nesta segunda-feira, dia 23 – Arquivo VC

Ao longo dos seus mais de duzentos anos, a instituição de ensino superior, responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército  Brasileiro ocupou seis sedes até chegar a cidade do Sul Fluminense, no ano de 1944. Em 23 de abril de 1951, recebeu sua atual denominação: Academia Militar das Agulhas Negras.

Para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é aberto ao público e gratuito, não havendo distribuição de ingressos. A Aman solicita, porém, que público interessado em assistir o espetáculo venha munido de documento de identidade com foto e se atente quanto às regras de vestuário permitido no interior da Academia, onde não é permitida a entrada de pessoas trajando chinelos, bermudas, shorts e camisetas regatas.

ORQUESTRA SINFÔNICA

A trajetória da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, por meio do Projeto Música nas Escolas, que havia sido criado há apenas dois anos, mas já exibia profissionais com qualidade técnica. Em um concerto no Rotary Club de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.

A OSBM é mantida pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, por meio do Projeto Música nas Escolas – Divulgação

Também conta com o patrocínio do Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. A orquestra também recebe o apoio da Saint Gobain.

A OSBM é mantida pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Além disso, é patrocinada pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A orquestra também recebe o apoio da Saint Gobain.