>
728x90 vacina (1)

Alunos da rede municipal participam de mostra de robótica em Barra Mansa

Por sergiocjr
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Estudantes da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira, dia 28, da II Mostra de Robótica Educacional. O evento aconteceu na Gare da Estação das Artes, no Centro, e teve como objetivo apresentar aos moradores os trabalhos feitos pelos estudantes no projeto “Robótica nas Escolas”. Em stands montados no espaço, foram expostos alguns projetos desenvolvidos nas escolas: Argemiro de Paula Coutinho, Ciep 054, Clécio Penedo, Francisco Villela, Iracema Pamplona Chiesse e Marcello Drable.

Alunos do Clécio Penedo, que fica no bairro Nova Esperança, fizeram exposições de alguns dos seus trabalhos; como por exemplo a demonstração de como funciona um interruptor de energia elétrica paralelo, o Three Way, e a utilização da força eólica para a geração de energia. Felizes ao fazerem a demonstração ao público que passava pelo local, os alunos do sexto ano, Deivid dos Reis, de 12 anos; e os irmãos Ana Luiza e João Vitor Ramos, de 13 anos e que estão no sétimo e oitavo anos respectivamente, disseram gostar da disciplina.


Aluno da Escola Municipal Clécio Penedo demonstra a utilização da força eólica para geração de energia – Foto: Arlindo Novais

O professor do Robótica nas Escolas no Clécio Penedo, Claudinei Quirino da Silva, comentou a participação dos estudantes. “Eles gostam bastante, porque são projetos pensados e criados por eles. Nas aulas nós apresentamos a robótica para os estudantes e lá eles têm noção de onde e como a disciplina pode ser utilizada na prática”, disse, lembrando que as aulas criam oportunidades para esses alunos. “Temos casos de estudantes que tiveram o primeiro contato com a robótica nas salas de aula e hoje estão fazendo cursos para se aprimorar na área, porque esse ensino da robótica é básico, porém ajuda a proporcionar oportunidades para essas crianças”, destacou o professor.

A implementadora da robótica na Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse, do Ano Bom, a professora Jeanne Cardoso dos Santos, falou sobre a ansiedade dos alunos para a exposição e destacou a importância da interação com o público. “Desde março estamos realizando um trabalho com eles até a exposição de hoje. A gente errou, acertou, fizemos alguns ajustes e eles estavam muito ansiosos. Hoje nós temos um projeto de semáforo com luzes sincronizadas; criamos também o projeto Genius, brinquedo muito popular nos anos 80 e que busca estimular a memorização de cores e sons por meio do acendimento de luzes, então tudo isso acaba estimulando as pessoas a interagirem com os projetos e os alunos ficam muito felizes”, comentou.

Mãe de uma aluna que participava da mostra, a empresária Joelma de Santana Neves visitou a exposição e elogiou os trabalhos. “Os projetos estão muito bons. A gente percebe o quanto isso estimula a criatividade dessas crianças e acaba se tornando uma oportunidade para eles. Além disso, existe um incentivo para que eles participem das aulas, mas tem que ter boas notas e um bom comportamento”, contou Joelma.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos