Alunos da rede municipal escreverão livro sobre Pinheiral

0

PINHEIRAL

Com o objetivo de valorizar a própria história do município e servir como trampolim para a autoestima e a realização pessoal dos alunos teve inicio nesta semana o projeto ‘A cidade da gente’. O projeto consiste em um livro contendo histórias escritas por alunos da rede municipal sobre Pinheiral, em relação à história da cidade e cultura, a escrita da história, todo processo de pesquisa é de responsabilidade dos alunos.

A iniciativa é da prefeitura através da secretaria municipal de Educação em parceria com a empresa MRS logística, o projeto foi iniciado nesta segunda-feira na Escola Municipal Alzira Vargas do Amaral Peixoto. O escritor, José Santos, que será o autor do livro que surgirá deste projeto esteve presente e atento às apresentações culturais apresentadas junto com o com o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e sua vice-prefeita e secretária de Educação Sediene Maia dos Santos.

As escolas municipais envolvidas neste projeto são Escola Municipal Alzira Vargas, Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, Escola Municipal Miguel Barbosa, Escola Municipal Coronel Laudelino, Escola Municipal Domingas Alves, Escola Municipal Rosa Guedes, Escola Municipal Três Poços, Escola Municipal Manoel Teixeira e Escola Municipal Paulo Freire.

O prefeito Ednardo Barbosa (MDB) destacou da felicidade de estar participando do projeto, ainda mais na Escola Alzira Vargas, escola em que estudou na infância. “É uma alegria muito grande estar aqui participando deste projeto, ainda mais na Escola Alzira Vargas, um lugar onde passei grande parte da minha vida e vou levar ela sempre no meu coração. Hoje essas apresentações contam um pouco da história do nosso município e que vão ajudar na construção deste livro. Tenho certeza que essa experiência vai ser de grande valia para nossos alunos que a levarão por toda vida”, Ednardo

A vice-prefeita e secretária de educação, Sediene Maia, parabenizou todas as escolas pelos trabalhos realizados para a construção do livro. “Quero parabenizar todas as escolas pelo trabalho realizado, se o trabalho não tivesse sido eficaz, não teríamos um momento de alegria, como o que estou vendo. Desde o início, quando conheci o projeto, amei-o logo de cara. Adoro trabalhar com projetos que tem ligação com a história de Pinheiral. Muita coisa boa virá, esse livro vai ser de fundamental importância para Pinheiral porque vai ser construído pelos alunos da cidade e pelos profissionais da Educação”, disse Sediene.

PROTAGONISMO

O escritor, José Santos, destacou o protagonismo das escolas e da comunidade escolar neste projeto.  “Gosto muito de estar em escolas públicas, ainda mais, tendo em vista, que sou filho da escola pública, onde me formei. Até pouco tempo só conhecia Pinheiral pelos textos que os alunos estavam me enviando, e agora estou conhecendo a cidade e seus pontos históricos pessoalmente, e vai ser de grande valia esse conhecimento para gente escrever nosso livro juntos. Até porque eu nem sou o autor, quem é o auto deste livro são as escolas daqui e a comunidade escolar”, disse José.

O escritor, José Santos, permanecerá na cidade durante esta semana onde acompanhará outras apresentações culturais em outras escolas municipais. Hoje, as apresentações acontecerão no Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira com a participação dos alunos das escolas municipais Maria do Carmo Fadul Ferreira e Paulo Freire.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !