Agência de Saneamento de Resende implanta Ouvidoria

0

RESENDE

A população de Resende começa a contar na próxima segunda-feira, dia 14, com a Ouvidoria da Sanear, um novo canal de comunicação da Agência de Saneamento do Município do município, órgão responsável por regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico no município, prestados pela concessionária Água das Agulhas Negras. Com o novo meio de relacionamento, o telefone 3359-2822, o morador ganhará um dispositivo facilitador para o recebimento e processamento de sugestões, denúncias, solicitações, elogios ou críticas relacionados à fiscalização dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico na cidade. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Segundo o presidente da Sanear, José Renato Carvalho, o objetivo do novo serviço é estreitar o relacionamento entre a agência e a população, contribuindo para um mapeamento da qualidade do serviço prestado, sob a ótica do cidadão, que é efetivamente quem o utiliza. Ele revela que, em 2017, a agência reguladora emitiu mais de 400 notificações para a empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município. “As pessoas muitas vezes ligam para rádio ou postam o ocorrido nas redes sociais, porém sem protocolar sua reclamação nos órgãos competentes para que as providências sejam tomadas. Por isso criamos a Ouvidoria, que é o canal certo para receber e encaminhar essas demandas. É procurando um canal oficial que a população tem a garantia de que suas reclamações serão ouvidas e atendidas”, destaca o presidente.

COMO PROCEDER

Antes de utilizar a Ouvidoria do Sanear o usuário precisa entrar em contato com a concessionária prestadora do serviço, fazer sua reclamação ou solicitação, e anotar o número do protocolo de atendimento. Caso o pedido não seja atendido no prazo informado, ou se discordar da resposta recebida, o usuário então deverá formalizar sua reclamação direto na Ouvidoria da Sanear. Outra opção possível é recorrer à Ouvidoria-Geral do Município, através do tridígito 162.