Oi pessoal!
Na semana passada contei um pouco de um dos maiores levantadores do mundo e que nasceu aqui em Resende, o Raphael Viera. Hoje, continuo no vôlei, mas agora com a Maria Elisa, jogadora de vôlei de praia também natural aqui de Resende.
Resendense de nascimento, ela mora no Rio desde 2001 e concilia a carreira de atleta com as escolinhas que possui na zona oeste em sociedade com o marido. Aos 35 anos ela começou sua carreira no voleibol de quadra, em Osasco (SP), mas viu que teria mais chances na praia e logo decidiu se dedicar pelas areias.
Maria Elisa disputou a Olimpíada de Londres, com a Talita, e ficou em nono lugar. Também ao lado de Talita conquistou seu primeiro título brasileiro, em 2009. A atleta é bicampeã brasileira (2009 e 2017/18).
Em 2013, passou a formar dupla com Juliana, com quem conquistou o Circuito Mundial de 2014 e o bronze no Campeonato Mundial de 2015, na Holanda. No início de 2016 começou projeto com a capixaba Lili, e para a temporada 2017/2018 fechou dupla com Carol Solberg. Junto da carioca, se tornou a segunda dupla da história a sair de um classificatório e vencer uma etapa do Circuito Mundial, em Haia, na Holanda.
Em sua trajetória atuou ao lado de parceiras como Talita, Val, Lili, Ágatha.
No Mundial, os melhores resultados são: vice-campeãs em Haia, na Holanda e em Huntington Beach, nos EUA. 4º lugar em Itapema (SC), 2º lugar em Espinho, em Portugal, 4º lugar em Viena. No ano de 2019, no Campeonato Mundial, destacam-se às duas medalhas de prata: Viena e Gstaad, ambas cinco estrelas.
Maria Elisa joga com Carol, elas se juntaram em maio de 2017, para disputar o Mundial e o Brasileiro. Apesar de se conhecerem há muitos anos, nunca tinham pensado em jogar juntas, mas elas costumam dizer que a química foi instantânea. Desde a primeira etapa, juntas, o jogo fluiu facilmente.
No Campeonato Brasileiro de 2017/18 as duas foram campeãs da temporada, conseguiram o 2º lugar em Campo Grande (MS) e Natal (RN) e o primeiro 1º lugar em Itapema (SC) e Fortaleza (CE).
No Campeonato Brasileiro de 2018/19, os resultados foram: quinto lugar em São Luís (MA), 1º lugar em Fortaleza (CE), 5º em Natal (RN) e 4º em João Pessoa (PB).
Muito bom acompanhar e ver como uma atleta desse nível já conquistou tantos torneios importantes e ainda ser aqui da cidade. Torço muito por ela.
Não se esqueça de curtir minha página no Facebook: Matheus Gonche e de me seguir no Instagram: @gonchematheus.
Todas as colunas publicadas no A VOZ DA CIDADE estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br.
Até semana que vem!