>
728x90 vacina (1)

Menina que sofre com doença rara aguarda remédio há quase três meses

Por sergiocjr
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Já são 84 dias de espera e a ansiedade pela cura da filha só aumenta com o passar do tempo. É assim que têm sido os últimos três meses da engenheira de produção Bruna Vidal, mãe de Antônia, de quatro anos. A moradora de Barra Mansa sofre de atrofia muscular espinhal (AME), doença degenerativa que afeta os movimentos corporais e até mesmo da respiração, podendo levar à morte. Mesmo após conseguir a liberação na Justiça do Spiranza, remédio de alto custo e que seria capaz de melhorar a qualidade de vida da menina, Bruna ainda não o recebeu. O drama fica ainda maior após o registro de duas mortes de crianças com a mesma síndrome.

“É uma corrida contra o tempo mesmo. Agora no inverno o risco é triplicado, porque a AME não mata, mas sim as complicações que vem em decorrência dela. Nesta época de frio o risco é grande, por causa da maior incidência de infecções, doenças respiratórias. Uma gripe pode matar a minha filha”, disse Bruna, lembrando que as vítimas da AME tinham menos de dois anos, expectativa de vida dada pelos médicos para a maioria dos casos.


A engenheira contou que esta semana Antônia só foi ao colégio uma vez, devido ao risco de gripes e resfriados. “A gente está tentando preservar a Antônia ao máximo, até o remédio chegar. Porque ela precisa estar bem de saúde para recebê-lo. Ficamos sem saber o porquê de tanta demora”, lamentou Bruna, dizendo que de 15 em 15 dias tem a rotina de buscar informações sobre como está o processo de compra do Spiranza e que esta semana foi informada pelo Ministério da Saúde que o medicamento estava em processo de cotação de preços.

MEDICAMENTO

O remédio Spinraza foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado e não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro ano, Antônia tomaria seis doses e a partir do segundo ano três. O tratamento chega a R$ 2,5 milhões no primeiro ano, e em torno de R$ 1,2 milhão nos seguintes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos