RESENDE
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz assinou Termo Técnico de Cooperação com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária para a implantação do Projeto “Replantar” no município. O projeto visa a utilização da mão de obra de apenados da Cadeia Pública Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, localizada no distrito de Bulhões, na zona rural da cidade, para a produção de hortaliças. Os alimentos, serão doados para famílias em condições de vulnerabilidade social. A assinatura do documento aconteceu na quarta-feira, dia 13, no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo. Participaram da cerimônia o vice-prefeito Geraldo da Cunha, os secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo e Saúde, Alexandre Vieira; além do diretor do presídio de Bulhões, Eliel Ogawa, os vereadores Soraia Balieiro e Reginald Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos.
Pioneiro no estado do Rio de Janeiro, o “Replantar” vai promover o cultivo de hortaliças pelas mãos de apenados, na própria penitenciária. Os presos terão um espaço específico de cultivo dentro da penitenciária, no qual poderão cultivar voluntariamente os alimentos. Toda a produção será destinada, através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), às famílias em situação de vulnerabilidade. A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural irá doar todas as sementes a serem plantadas. Já a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos atua na intermediação entre a penitenciária e a população, cadastrando as famílias que serão contempladas. “Poder contribuir para que essas pessoas tenham a oportunidade de serem ressocializadas através de atividades profissionais e que reforcem valores importantes como o do trabalho nos deixa muito orgulhosos. Queremos sempre uma sociedade melhor e que as pessoas optem pelo caminho do bem, do trabalho e da cidadania. Agradeço imensamente a todos que contribuíram de alguma forma com este projeto e tenho certeza que ele trará bons frutos para nossa sociedade”, comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz, informando que a previsão é de que o projeto seja iniciado nos próximos meses com os apenados que se voluntariarem ao trabalho.
“Tenho lutado por esse projeto há algum tempo, aprovei indicação na Câmara Municipal e feito reuniões com a direção da Cadeia Pública e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, até que se chegasse na assinatura de Termo de Cooperação Técnica”, comentou a vereadora Soraia Baleiro salientando que a parceria que contribuirá com a melhora na qualidade nutricional de crianças, famílias e também dos apenados.
RESSOCIALIZAÇÃO
O trabalho de ressocialização de apenados através da promoção de oportunidades profissionais não é novidade em Resende. Nos últimos anos, o município também se destacou no trabalho com apenados do regime semiaberto e a ação resultou na reforma de vários espaços públicos da cidade. Entre eles, praças, dez escolas e até um Batalhão da Polícia Militar. Tanto o projeto já executado quanto o novo projeto “Replantar” preveem como contrapartida ao trabalho voluntário dos apenados uma redução da pena, dentro dos parâmetros da lei, com um dia a menos de pena para cada três dias trabalhados.