VOLTA REDONDA
Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam que a cidade do Aço alcançou reduções expressivas nos índices criminais em março de 2025, chegando a registrar quedas de até 85% em relação ao mesmo período do ano passado.
O município atingiu recordes históricos na redução nos roubos de rua, roubos de veículos e na letalidade violenta, consolidando o melhor desempenho desde a criação do ISP-RJ, em 2003.
Segundo o levantamento, os furtos de veículos caíram drasticamente, passando de 14 em março de 2024 para apenas dois neste ano – uma redução de 85%. Os roubos de veículos diminuíram 66%, de três para um caso. A letalidade violenta (que engloba homicídios dolosos e lesões corporais seguidas de morte) também caiu 66%, enquanto as tentativas de homicídio reduziram 62%. Os roubos de rua recuaram 60%, de cinco para dois casos, e não houve registros de roubo a residência em 2025 – uma diminuição de 200%, já que no ano passado foram duas ocorrências no mesmo período. O furto a transeunte teve queda de 25%, passando de quatro para três casos.
Os números também se destacam na série histórica do ISP. Os dois roubos de rua registrados em março de 2025 representam o menor índice para o mês desde 2003. Em 2019, por exemplo, foram 43 casos, o que significa uma redução de 95% ao longo dos anos. Já os roubos de veículos atingiram o menor número desde 2018, quando houve apenas um caso. A letalidade violenta, por sua vez, alcançou o menor patamar desde 2015.
O prefeito Antonio Francisco Neto reforçou que a segurança pública é uma prioridade da administração municipal e que os esforços estão sendo reconhecidos pela população. “Nosso objetivo é transformar Volta Redonda em uma das cidades mais seguras do Brasil. Temos uma equipe competente na Semop, na Guarda Municipal e nas polícias Militar e Civil, além do apoio incondicional do Governo do Estado. Isso tem nos permitido avançar no combate ao crime, e vamos seguir trabalhando para garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores”, concluiu Neto.
O secretário de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou que os avanços são resultado de um trabalho conjunto entre o poder público e as forças de segurança. “A integração entre as corporações, o investimento em tecnologia, o reforço da Guarda Municipal e os convênios com o Governo do Estado têm sido fundamentais. Mas o mais importante é a participação popular. Segurança pública só funciona com o apoio da sociedade. Hoje, conseguimos agir preventivamente graças à colaboração dos cidadãos, impedindo que o crime aconteça”, afirmou.