a voz da cidade presencial 2025

Barra Mansa recebe encontro sobre a Lei do Aço e seus impactos no setor industrial

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 06 11 à(s) 18.18.50 850e9260
728x70 gratidao

BARRA MANSA

Mais de 120 pessoas participaram, na tarde de quarta-feira, 11, do evento “Lei do Aço em Foco: Conexões e Oportunidades”, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM). A iniciativa reuniu empresários, especialistas e representantes de entidades ligadas ao setor industrial para discutir os efeitos e oportunidades geradas pela Lei nº 8.960/2020, conhecida como Lei do Aço.

A atividade foi organizada em parceria entre a Aciap-BM, a Prefeitura de Barra Mansa e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A presidente da associação, Fernanda Moysés, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância do evento para o fortalecimento do setor produtivo local. “Essa é a primeira ação da nova diretoria da Aciap-BM, e é gratificante ver a casa cheia para um tema tão relevante para o desenvolvimento regional”, afirmou.

O encontro contou com uma mesa de abertura formada por autoridades e representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, como o presidente do Metalsul, Jairo Rodrigues Júnior; o presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Júnior; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec-BM), Matheus Gattás; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César Carvalho; e o secretário estadual de Turismo e autor da lei, deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca.

Durante o evento, Bruno Paciello apresentou dados sobre o Parque Industrial de Barra Mansa, reforçando o potencial da cidade na atração de novos negócios. Em seguida, foi realizado um painel técnico com a participação do deputado Tutuca e de especialistas nas áreas tributária e jurídica, que esclareceram dúvidas sobre a aplicação da Lei do Aço. Responderam às perguntas o diretor de Incentivos Fiscais da Codin, Victor Hugo Lavinas; o gerente jurídico tributário da Firjan, Rodrigo Barreto; e o contador do Metalsul, André Reis.


Henrique Nora destacou os impactos positivos da legislação para a economia do Sul Fluminense. “A Lei do Aço prova que incentivos bem direcionados geram resultados concretos. Já vemos empresas se instalando e expandindo na região, com apoio das instituições como a Firjan e o Metalsul”, disse.

Já o presidente do Metalsul, Jairo Rodrigues Júnior, classificou a lei como um marco para a indústria fluminense. “Ela representa a recuperação da competitividade do setor metalmecânico e cria um ambiente mais favorável para investimentos”, avaliou.

Representando o governo municipal, o secretário César Carvalho reforçou a importância do diálogo com o setor produtivo. “Queremos fortalecer cada vez mais esse ambiente de negócios, aproximando a prefeitura do empresariado para fomentar a geração de emprego e renda”, disse.

Sobre a Lei
Sancionada em 2020, a Lei nº 8.960/2020 tem como objetivo impulsionar a industrialização no estado do Rio por meio de incentivos fiscais para empresas do setor de transformação e beneficiamento do aço. A expectativa é que a legislação contribua para atrair investimentos, estimular o crescimento regional e gerar novas oportunidades econômicas, especialmente em cidades com vocação industrial como Barra Mansa.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos