BARRA MANSA
Mais de 120 pessoas participaram, na tarde de quarta-feira, 11, do evento “Lei do Aço em Foco: Conexões e Oportunidades”, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM). A iniciativa reuniu empresários, especialistas e representantes de entidades ligadas ao setor industrial para discutir os efeitos e oportunidades geradas pela Lei nº 8.960/2020, conhecida como Lei do Aço.
A atividade foi organizada em parceria entre a Aciap-BM, a Prefeitura de Barra Mansa e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A presidente da associação, Fernanda Moysés, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância do evento para o fortalecimento do setor produtivo local. “Essa é a primeira ação da nova diretoria da Aciap-BM, e é gratificante ver a casa cheia para um tema tão relevante para o desenvolvimento regional”, afirmou.
O encontro contou com uma mesa de abertura formada por autoridades e representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, como o presidente do Metalsul, Jairo Rodrigues Júnior; o presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Júnior; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec-BM), Matheus Gattás; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César Carvalho; e o secretário estadual de Turismo e autor da lei, deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca.
Durante o evento, Bruno Paciello apresentou dados sobre o Parque Industrial de Barra Mansa, reforçando o potencial da cidade na atração de novos negócios. Em seguida, foi realizado um painel técnico com a participação do deputado Tutuca e de especialistas nas áreas tributária e jurídica, que esclareceram dúvidas sobre a aplicação da Lei do Aço. Responderam às perguntas o diretor de Incentivos Fiscais da Codin, Victor Hugo Lavinas; o gerente jurídico tributário da Firjan, Rodrigo Barreto; e o contador do Metalsul, André Reis.
Henrique Nora destacou os impactos positivos da legislação para a economia do Sul Fluminense. “A Lei do Aço prova que incentivos bem direcionados geram resultados concretos. Já vemos empresas se instalando e expandindo na região, com apoio das instituições como a Firjan e o Metalsul”, disse.
Já o presidente do Metalsul, Jairo Rodrigues Júnior, classificou a lei como um marco para a indústria fluminense. “Ela representa a recuperação da competitividade do setor metalmecânico e cria um ambiente mais favorável para investimentos”, avaliou.
Representando o governo municipal, o secretário César Carvalho reforçou a importância do diálogo com o setor produtivo. “Queremos fortalecer cada vez mais esse ambiente de negócios, aproximando a prefeitura do empresariado para fomentar a geração de emprego e renda”, disse.
Sobre a Lei
Sancionada em 2020, a Lei nº 8.960/2020 tem como objetivo impulsionar a industrialização no estado do Rio por meio de incentivos fiscais para empresas do setor de transformação e beneficiamento do aço. A expectativa é que a legislação contribua para atrair investimentos, estimular o crescimento regional e gerar novas oportunidades econômicas, especialmente em cidades com vocação industrial como Barra Mansa.