Veja como fazer um bom networking mesmo em tempo de pandemia

0

BARRA MANSA

Networking é uma prática que ajuda desenvolver uma rede de contatos que será fundamental para sua carreira decolar, independentemente do nível hierárquico que você se encontra.

Por intermédio de uma boa rede, é possível conhecer e manter investidores e fornecedores que ofereçam conhecimentos, indicações e, até mesmo, oportunidades favoráveis a sua atuação profissional.

Porém, isso não significa que todas as conexões devem ser focadas apenas em ações executivas, voltadas somente para o crescimento de um negócio. É importante conhecer pessoas novas para desenvolver também o seu perfil pessoal. Sendo assim, fique aberto para convites de todas as áreas.

Mas, afinal, como vamos estabelecer uma boa rede de contatos se estamos isolados? Esse tem sido um dos grandes problemas causados pelo distanciamento social, que foi necessário devido ao novo coronavírus. No entanto, mesmo distantes, precisamos mais do que nunca de união.

Uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half mostra que 41% dos profissionais brasileiros qualificados e que atualmente estão empregados buscam novas oportunidades de trabalho. E, diante do aumento de desemprego, faz todo sentido fortalecer nossas redes de contato.

E só porque estamos em casa, não significa que não podemos nos manter ativos e procurar novas maneiras de desenvolver conexões tão importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Por esses motivos, aqui vão algumas dicas para você. Siga este texto e confira!

Qualidade é melhor que quantidade

Muitos acreditam que é preciso conhecer muitas pessoas e manter contato com todas elas, mas acabam não percebendo que essa não é uma receita para o sucesso.

É muito melhor conseguir sustentar um contato de qualidade ou um número reduzido de empreendedores, para que, dessa forma, você possa focar e interagir ativamente com a sua rede de networking.

 Tenha conversas frequentes

Mesmo estando em confinamento, manter um contato frequente e produtivo é fundamental para fortalecer seus bons contatos.

Hoje em dia, essa é uma tarefa bem fácil, já que temos inúmeros recursos tecnológicos e redes sociais à nossa disposição. E, como em qualquer outra situação, a constância e a consistência nos proporcionam maior relevância.

Vale lembrar também que, neste momento, todos estão em casa. Então, caso precise fazer uma chamada de vídeo, eventualmente, podem ocorrer interrupções de familiares ou barulhos na rua. Se isso acontecer, não se desespere e encare com naturalidade, pois é completamente normal – além disso, ainda irá trazer um ar de humanização para a conversa.

 Mostre-se preocupado com o bem-estar dos outros

Com a Covid-19, o cenário atual tem causado ansiedade, estresse e insegurança em várias pessoas. Isso acontece por inúmeras razões, como o medo de perder o emprego, por exemplo.

Por isso, procure demonstrar empatia pela situação do outro e por saber se estão realmente bem. Isso faz com que os vínculos de confiança se fortaleçam e tenham mais relevância. 

Respeite seu tempo e sentimentos

Certamente, você também deve estar sendo afetado pelos males causados durante a pandemia e, nem sempre, surge a vontade de interagir com outras pessoas.

Nesse caso, o melhor a se fazer é respeitar a necessidade de ficar off-line. Tentar forçar algum tipo de interação pode passar a impressão de que você é artificial e isso não é algo bom para suas conexões.

Incremente seu perfil no LinkedIn

Antes de começar procurar novas conexões, atualize as informações sobre você no LinkedIn. Todos sabemos que um perfil bem elaborado chama mais a atenção de quem ainda não conhece sua trajetória e mostra mais força profissional, o que é muito relevante para o mercado.

Dedique um tempo em sua rotina para dominar outras línguas também, isso colocará seu networking em escala global.

Agora, você já pode pôr em prática as dicas que foram passadas aqui e colocar seu perfil em destaque, para que consiga ampliar sua lista de conexões – isso é valido para toda sua carreira. Um bom networking é fundamental para sua empresa ou empreendimento. Ah, e não se esqueça de ser otimista e pensar que em breve iremos sair dessa!

error: Conteúdo protegido !