Valença confirma seis casos positivos de leptospirose

0

VALENÇA

A Prefeitura de Valença emitiu um alerta para que os moradores fiquem atentos em relação ao aumento de casos positivos de leptospirose no município. Desde o começo do ano, foram notificados seis casos positivos, sendo um em fevereiro e cinco em março. Até esta terça-feira, dia 4, três pessoas aguardavam o resultado do exame.  A doença é transmitida quando a urina dos ratos, presente nos esgotos e bueiros, mistura-se a enxurradas e a lama. Qualquer pessoa que tiver contato com a água contaminada pode se infectar.

O período de chuvas favorece a transmissão da leptospirose por gerar situações de exposição, que dão maior viabilidade de contato humano com poças d’água, lama e também proporciona mais espalhamento de roedores, cujos abrigos são atingidos em enchentes. A prefeitura alerta que o risco de transmissão da doença não desaparece depois que o nível da água de um alagamento, por exemplo, abaixe, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo.

A fase precoce da leptospirose dura aproximadamente de três a sete dias. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse.

Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente também pode apresentar hemorragia, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória.

CUIDADOS PREVENTIVOS

O Poder Executivo oriente que a população evite contato com água ou lama de enchentes e esgotos. Impeça também que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.

E importante que após a água da enchente baixar, para que seja retirar a lama e realizada a desinfecção do local, o indivíduo esteja protegido com botas e luvas de borracha, evitando assim o contato da pele com água e lama contaminadas. Sacos plásticos duplos também podem ser amarrados nas mãos e nos pés.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

A qualquer sinal dos primeiros sintomas é importante procurar imediatamente um médico e relatar o contato com água, lama de enchente, esgoto ou água contaminada, para que seja realizado o exame e que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Deixe um Comentário