Unificação de setores gera redução de custos para Barra Mansa

0

Uma série de mudanças tem sido feita pela Secretaria de Saúde visando redução de custos e agilidade no atendimento. Algumas unidades foram realocadas e a próxima mudança será na unidade adulto do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro Estamparia. De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a alteração será para adequar o serviço à portaria nº 3.088 do Ministério da Saúde, que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

“Hoje, o Caps funciona numa estrutura que não está compatível ao tipo de atendimento oferecido. Nosso intuito é oferecer ao paciente um local amplo e adequado às necessidades de acordo com o que exige a legislação”, afirma.

A gerente de Atenção Especializada, Fernanda Chiesse, informa que o Caps da Estamparia atende mensalmente cerca de 400 pessoas. “O próximo passo será organizar um novo local que ofereça uma qualidade melhor no atendimento. Como prova disso, os insumos necessários já estão em todas as unidades de Saúde Mental e a alimentação foi regularizada”, completa.

Desde a última segunda-feira o Setor de Doenças Crônicas passou a atender no mesmo local do Centro do Idoso e a previsão é que através da mudança, sejam economizados cerca de R$ 300 mil nas despesas por ano.

O secretário destaca que só de aluguel, a unidade pagava cerca de R$ 15 mil por mês. “Já que o Setor de Doenças Crônicas atende muitos idosos do Centro, não havia razão de manter dois locais com os mesmos atendimentos e gerando gastos. A medida gerou outros benefícios como a integração da equipe multidisciplinar com a inclusão de médicos e especialistas”, explica Sérgio.

De acordo com ele, o Setor de Doenças Crônicas continuará com os serviços que eram desenvolvidos na antiga sede como atendimentos aos diabéticos, aos obesos do Programa Peso Legal e do grupo de tabagismo.

Horários

Com a unificação, o horário de atendimento foi ampliado. O Centro do Idoso e de Doenças Crônicas passará a funcionar às segundas-feiras de 6h30min às 21 horas, e de terça à sexta-feira das 6h30min às 17 horas. Com a alteração, a expectativa é atender cerca de 10 mil pacientes por mês, o dobro do que era antes.

Deixe um Comentário